Informatização da produção e qualidade total
Palabras clave:
Informática, Trabalho, Qualificação, Qualidade Total,Resumen
O ensaio analisa o processo de requalificação da força de trabalho demandado pela introdução das novas tecnologias da informação no interior do processo produtivo, tomando como objeto os Programas de Qualidade Total. Considerando que a lógica da mais-valia, própria da produção capitalista, tende, constantemente, a fazer prevalecer as máquinas em detrimento da atividade criativa, e considerando que tal tendência incorre em uma reificação desta atividade mediante a cristalização de suas qualidades na tecnologia, examina-se a informática, aplicada à produção, como uma forma qualitativamente agravada desse fenômeno ao possibilitar a expropriação e apropriação, pelo e para o capital, das capacidades intelectuais e cognitivas do trabalho vivo. Pretende-se, assim, fornecer elementos para uma reflexão crítica do papel da Educação frente ao seu papel na formação do novo perfil de trabalhador.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.