Cem anos de desenvolvimento e solidão na América Latina

Autores/as

  • Herbert Toledo Martins UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas – BA – Brasil.
  • Dhanyane Alves Castro UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA – Brasil.

Palabras clave:

Desenvolvimento, Hermenêutica, Literatura, Gabriel Garcia Márquez,

Resumen

O presente trabalho é um exercício de interpretação de algumas dimensões da América Latina, a partir do romance Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez. Parte-se da hermenêutica proposta por Paul Ricouer para a interpretação/ressignificação do mundo do romance. Dessa maneira, pretendemos recontextualizar a referida obra e, por seu intermédio, analisar os impactos e as transformações que o desenvolvimento econômico provoca sobre uma comunidade imaginária e, desse modo, interpretar a América Latina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Herbert Toledo Martins, UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas – BA – Brasil.

Doutor em Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciëncias Sociais e do Mestrado Profissional em Gestão Pública e Segurança Social da UFRB. Pesquisador do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos - Inct/Ineac. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social - GPECS/UFRB.

Dhanyane Alves Castro, UFBA – Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA – Brasil.

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Desenvolvimento Social (2007) e Graduação em Ciências Sociais (2004) pela Universidade Estadual de Montes Claros. O desenvolvimento de seus trabalhos na Academia e em outras instituições estão relacionados à segurança pública, violência, criminalidade, planejamento, monitoramento e avaliação de projetos ligados especialmente às Políticas Públicas e Sociais.

Publicado

13/08/2015

Cómo citar

MARTINS, H. T.; CASTRO, D. A. Cem anos de desenvolvimento e solidão na América Latina. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 38, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6236. Acesso em: 22 nov. 2024.