A necessidade de uma criminologia cultural face aos desdobramentos das Teorias do Conflito

Autores/as

  • Saulo Ramos Furquim UC – Universidade de Coimbra. Coimbra – Portugal.

Palabras clave:

Necessidade, Teorias culturais, Criminologia cultural, Consenso, Conflito,

Resumen

Este artigo analisa a necessidade tardia de uma influencia maior das teorias culturais no âmbito da criminologia, tendo como seu ponto de partida a dicotomia entre as teorias do consenso e do conflito. A análise é feita dentro da perspectiva da criminologia cultural, que no dizer dos seus fundadores é controversa e disposta a jogar com os parâmetros da disciplina e desafiar a sério as convenções da criminologia ortodoxa. Para o êxito do trabalho, foram utilizados procedimentos de análise histórico, sociológico, criminal e comparativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Ramos Furquim, UC – Universidade de Coimbra. Coimbra – Portugal.

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra – UC, com estudos na Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Ciências Criminais. Membro da The International Society for Criminology (ISC), Roma – Itália. Advogado.

Publicado

13/08/2015

Cómo citar

FURQUIM, S. R. A necessidade de uma criminologia cultural face aos desdobramentos das Teorias do Conflito. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 38, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7331. Acesso em: 22 nov. 2024.