A celebrização como sucessora do carisma ou como contrapartida secular? O papel dos famosos na sociedade contemporânea

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.11572

Mots-clés :

Celebridades, Carisma, Weber, Cultura Popular, Mídia,

Résumé

Este artigo busca compreender qual o papel do carisma na sociedade contemporânea e qual sua relação com as celebridades – indivíduos que atualmente são responsáveis por concentrar a atenção da sociedade. O carisma, na concepção weberiana, é entendido como uma qualidade de poucos indivíduos, vista como algo mágico, extracotidiano, responsável por dar legitimidade ao líder. A celebridade é um sujeito que ascendeu ao estrelato sem, necessariamente, ter nenhuma qualidade que não seja a de ser conhecido por um grande número de pessoas. Com o declínio das religiões e a diminuição da importância dada aos líderes políticos/religiosos, viso compreender se e até que ponto as celebridades incorporaram elementos típicos da conduta dos líderes carismáticos, se as celebridades são uma forma moderna de carisma, se o carisma weberiano é um conceito datado, não servindo para analisar o atual tempo, ou se continua tendo seu espaço na atual conjectura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

João Kamradt, Faculdade Ielusc. Departamento de Ensino Superior. Joinville – SC – Brasil.

Doutorando e mestre em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Graduado em Comunicação Social com ênfase em jornalismo. Professor dos cursos de Comunicação e Publicidade e Propaganda da UniSociesc.

Téléchargements

Publiée

24/07/2020

Comment citer

KAMRADT, J. A celebrização como sucessora do carisma ou como contrapartida secular? O papel dos famosos na sociedade contemporânea. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 48, 2020. DOI: 10.52780/res.11572. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11572. Acesso em: 23 nov. 2024.