A celebrização como sucessora do carisma ou como contrapartida secular? O papel dos famosos na sociedade contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.11572Mots-clés :
Celebridades, Carisma, Weber, Cultura Popular, Mídia,Résumé
Este artigo busca compreender qual o papel do carisma na sociedade contemporânea e qual sua relação com as celebridades – indivíduos que atualmente são responsáveis por concentrar a atenção da sociedade. O carisma, na concepção weberiana, é entendido como uma qualidade de poucos indivíduos, vista como algo mágico, extracotidiano, responsável por dar legitimidade ao líder. A celebridade é um sujeito que ascendeu ao estrelato sem, necessariamente, ter nenhuma qualidade que não seja a de ser conhecido por um grande número de pessoas. Com o declínio das religiões e a diminuição da importância dada aos líderes políticos/religiosos, viso compreender se e até que ponto as celebridades incorporaram elementos típicos da conduta dos líderes carismáticos, se as celebridades são uma forma moderna de carisma, se o carisma weberiano é um conceito datado, não servindo para analisar o atual tempo, ou se continua tendo seu espaço na atual conjectura.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.