O gosto e o cheiro: práticas de consumo e diferenças regionais no Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.12339

Mots-clés :

Gosto, Consumo, Perfumes, Brasil,

Résumé

O objetivo deste artigo é compreender o gosto do brasileiro pelo perfume. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de perfumes. Os produtos mais consumidos são os nacionais e massivos. Os maiores consumidores são pessoas das Classes C, D e E das regiões Norte e Nordeste, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010), gastam familiarmente por mês mais com perfumes do que com arroz ou com educação. O ponto de partida é o debate sobre o suposto caráter supérfluo dos perfumes, à luz da particularidade sócio-histórica do Brasil. Daí buscamos compreender esse gosto a partir da relação daquilo que foi considerado pela pesquisadora Renata Aschcar como o cheiro do Brasil no século XX, a lavanda, a partir de um de seus produtos de destaque na história nacional da perfumaria: a Seiva de Alfazema criada pela Phebo.

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Biographie de l'auteur

Salete Nery, UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Centro de Artes, Humanidades e Letras. Cachoeira – BA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento (UFRB). Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB) e do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB).

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Publiée

29/07/2019

Comment citer

NERY, S. O gosto e o cheiro: práticas de consumo e diferenças regionais no Brasil. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 46, 2019. DOI: 10.52780/res.12339. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12339. Acesso em: 4 juill. 2024.