Patrimônio imobiliário convertido em herança cultural: a casa como espaço de transmissão do gosto erudito em famílias da elite cultural paulistana
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.12353Mots-clés :
Elites, Habitação, Gosto erudito, Herança,Résumé
Este artigo investiga a transmissão da herança cultural entre membros de famílias de elite, cujos pais foram encomendantes de casas de arquitetura de autor, isto é, projetadas por arquitetos reconhecidos e valorizados por sua assinatura. Apoiando-se, prioritariamente, em um conjunto de entrevistas feitas com filhos, procurou-se restituir a dinâmica de aquisição e conservação dos diversos capitais no interior desses grupos. A análise dos casos permite expor a continuidade da transmissão cultural e do gosto artístico a partir da experiência doméstica. Para esses membros de grupos culturalmente privilegiados, que desde a infância tiveram a experiência de habitar em espaços domésticos dotados dos mais prestigiosos bens materiais – livros, obras de arte, mobiliários de design, objetos de coleção, relíquias familiares –, a casa foi espaço constituidor de uma relação cultivada com a cultura. A herança cultural erudita se manifesta nos mais diversos domínios da vida, na hexis corporal e nos valores internalizados, nas práticas culturais e nas escolhas profissionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.