O capital teconológico-informacional
Mots-clés :
Sociedade em rede, Práticas acadêmicas, Tecnologias da informação, Redes virtuais, Inclusão digital, Inclusão social,Résumé
O principal objetivo deste artigo é propor uma categoria conceitual específica para a compreensão da sociedade atual e suas transformações. O conceito de “capital tecnológico-informacional” é proposto como uma ferramenta analítica importante para a identificação e compreensão de estruturas hierárquicas observadas nas sociedades contemporâneas. De acordo com a pesquisa empírica desenvolvida em redes acadêmicas de produção e distribuição de conhecimento, a aquisição de capital tecnológico-informacional colabora significativamente para a conquista de determinadas posições sociais de prestígio e poder. Esse capital mostra-se hoje indispensável não só como forma de acesso ao ciberespaço, promovendo inclusão digital, como também um caminho para a consolidação de formas específicas de inclusão social.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.