Crime ou desordem de acumulação de animais? O papel das redes sociais no entendimento dos acontecimentos de Santo Tirso
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.14069Mots-clés :
Desordem de acumulação de animais, Santo Tirso, Análise de contéudo, Redes sociais, direitos dos animaisRésumé
Na madrugada de 19 de Julho (2020). em Santo Tirso (Portugal), um fogo florestal atingiu dois abrigos ilegais para animais de companhia. Meia centena morreu. Foram resgatados com vida 110 nào-humanos. As informações veiculadas pelos media indicam a possibilidade de estarmos perante um caso de acumulação de animais. Tendo por base as publicações de Facebook relacionadas com o incidente de duas das maiores organizações portuguesas defensoras da causa animal, procurámos perceber como é que as mesmas e os seus seguidores reagiram ao acontecimento. A análise foi feita com base na técnica de análise de contéudo. Os resultados sugerem que tanto as organizações em causa como os seus seguidores percepcionaram o acontecimento como um acto criminoso. Apesar das informações disponíveis, a possibilidade de estarmos perante a “desordem de acumulação de animais” nunca foi mencionada nas publicações dos murais analisados e surge apenas tuna vez no comentário de um dos seus seguidores.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.