O mercado do boi gordo: “modernizando” técnicas, gado e gente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.14078

Mots-clés :

Modernização da pecuária, Sociologia econômica, Relações humano-animais

Résumé

As transformações da bovinocultura de corte são analisadas pelas Ciências Sociais com o objetivo de compreender como se formam novas relações sociecônomicas a partir dos esforços modernizadores do setor, e ao mesmo tempo de que maneira as relações ditas tradicionais são impactadas, inclusive no que diz respeito às relações entre humanos e animais. Em diálogo com esse debate, será refletido como são constituídos os pressupostos que orientam a busca pela modernização da bovinocultura de corte, e de que maneira articulam e desarticulam práticas e relações entre humanos, gado e o ambiente. Para tanto, foi utilizado publicações de pesquisadores e agentes do Estado, a quem chamei de “agentes da modernização”. A partir da análise qualitativa desses trabalhos foi possível compreender como os impulsos modernizadores desiquilibram os sistemas de interação humanos e animais na medida em que a instauração da condição de eficácia como valor absoluto pressupõe a renúncia dos padrões tidos como ineficientes. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Paula Perrota, UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica - RJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2009) e doutorado também pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (2015). Realizou em 2013 doutorado-sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique, no grupo de pesquisa RITME (Risques, Travail, Marchés, Etat) sob orientação de Marie-France Garcia-Parpet. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando como pesquisador nos seguintes temas: relações humano e animal, conflitos ambientais, sociologia e antropologia econômica, sociologia e antropologia da moral . É professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Três Rios (UFRRJ-ITR) desde 2016 e pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA), da UFRJ.

Téléchargements

Publiée

05/01/2021

Comment citer

PERROTA, A. P. O mercado do boi gordo: “modernizando” técnicas, gado e gente. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.14078. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14078. Acesso em: 8 janv. 2025.