"Dar que falar às bocas de Goiás": estratégies e repercussões do projeto criador de Cora Coralina no campo literário brasileiro

Auteurs

  • Clovis Carvalho Britto UnB - Universidade de Brasília/Brasília - DF

Mots-clés :

Bourdieu, Sociologia, Literatura, Cora Coralina

Résumé

Pretende-se avaliar parte da trajetória, do projeto criador e da recepção da obra poética da escritora goiana Cora Coralina (1889-1985) a partir do arcabouço teórico-metodológico elaborado por Pierre Bourdieu em sua sociologia da literatura. Cora Coralina teve uma trajetória peculiar: mulher, idosa e interiorana, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade e imprimiu uma série de refl exões e questionamentos no cenário literário brasileiro. Em sua inserção, utilizou algumas estratégias estilísticas e temáticas diferenciadas. Por isso, a análise do papel das Academias de Letras, da sua relação com escritores já consagrados e com os jovens autores, dos prêmios e da crítica literária, somada às escolhas que promoveu assumem um papel crucial. Ao privilegiar os obscuros e marginalizados, Cora impactou o campo literário e se fez e ainda se faz ouvir como representante de uma das linhas de força da poesia de autoria feminina brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

25/09/2009

Comment citer

BRITTO, C. C. "Dar que falar às bocas de Goiás": estratégies e repercussões do projeto criador de Cora Coralina no campo literário brasileiro. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 14, n. 27, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1942. Acesso em: 17 juill. 2024.