Traços e embaraços do trabalho assistencial cristão
Mots-clés :
Cristianismo, Assistência social, Religião e política, Lideranças religiosas, ONGs,Résumé
O trabalho assistencial é uma marca religiosa, sobremaneira cristã, que apresenta diversas faces, desde a doação simples de alimentos até a formação de redes de entidades afins. Este artigo aborda algumas das principais experiências de assistência social em curso no âmbito das maiores vertentes cristãs brasileiras. Tais iniciativas fazem parte do chamado terceiro setor, campo social bastante heterogêneo. Entre as entidades assistenciais cristãs, há disputas por reconhecimento público e por recursos financeiros, algo que provoca controvertidos desdobramentos políticos-eleitorais. O trabalho assistencial cristão é antigo, amplo e também paradoxal. No texto são apontados aspectos relevantes e polêmicos dessa faceta do cenário religioso brasileiro.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Comment citer
SOUZA, A. R. de. Traços e embaraços do trabalho assistencial cristão. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 34, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5979. Acesso em: 23 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.