Gestão estratégica por meio da implantação da metodologia Shewhart no controle estatístico de processos de uma microempresa
Palavras-chave:
Gestão Estratégica, Controle Estatístico de Processos, Controle da Qualidade TotalResumo
Este artigo tem como objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa realizada em uma microempresa do município de Rio Grande/RS sobre os benefícios que a implantação da Metodologia Shewhart pode exercer na questão da Gestão Estratégica das organizações, e na viabilidade econômica de seus processos. Para isto, o presente estudo foi baseado e descrito sob dois aspectos: bibliográfico e de campo. A microempresa do estudo de caso do ramo ervateiro apresenta as seguintes características: produz de maneira artesanal 80 unidades/dia em pacotes de 830 gramas, e a traz as seguintes problemáticas: seu atual processo de produção e embalagem é confiável? É viável a compra de maquinário no valor de R$ 10.000 (dez mil reais), que elevaria sua produção para 500 pacotes/dia? A utilização da Metodologia Shewhart é útil para a organização? Após aplicar as técnicas estatísticas viabilizadas pela Metodologia Shewhart, foi possível observar que existem desvios observados no peso especificado para o produto final, entretanto, isto não chega a ser muito significativo, pois ao utilizar-se o gráfico de controle de modelo de médias ( ) e amplitudes (R), para as amostras analisadas obtiveram-se resultados dentro do esperado para seus respectivos Limites: Superior (LSC), Inferior (LIC) e Central (LC), obedecendo ao que rege a Norma ISO 8258, ou seja, o atual processo de embalagem manual está sob controle, e tem qualidade aceitável, já no que se refere à troca do modelo manual de produção e embalamento pelo automático geraria uma menor variabilidade no processo, entretanto, teria que ser mensurado se esta viabilidade técnica estaria de acordo com a viabilidade econômica, o que no caso tal metodologia não responde, sendo uma limitação, no caso será necessário um estudo de mercado. Como resultados práticos pode-se observar que a Metodologia Shewhart auxilia na Gestão Estratégica das Empresas, principalmente na identificação de um problema, na priorização e análise das causas e na tomada de ações corretivas, sem ter que realizar grandes investimentos. Entretanto, faz-se necessário destacar que a utilização desta metodologia exige disciplina e comprometimento dos envolvidos para que todas as etapas, ações e melhorias identificadas sejam cumpridas e incorporadas à rotina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista Iniciativa Econômica.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.