A reinvenção da identidade feminina e a hibridização cultural e religiosa no teatro negro de Callado: O tesouro de Chica da Silva e Uma rede para Iemanjá em cena
Palavras-chave:
Antonio Callado, Cultura, Identidade, Teatro negro,Resumo
O negro e as religiões se constituem como umas das principais temáticas das obras de Antonio Callado. Nesse trabalho, analisam-se duas peças teatrais que compõem o seu teatro negro: O tesouro de Chica da Silva e Uma rede para Iemanjá. Analisamos essas obras no intuito de evidenciar, respectivamente, a reinvenção da identidade da negra brasileira a partir da apropriação do mito da femme fatale e o artifício estético de sincretismos religiosos numa composição simbólica de um Auto do Natal culturalmente híbrido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.