A reinvenção da identidade feminina e a hibridização cultural e religiosa no teatro negro de Callado: O tesouro de Chica da Silva e Uma rede para Iemanjá em cena

Autores/as

  • Geam Karlo-Gomes UPE – Universidade de Pernambuco ‒ Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário ‒ Recife ‒ PE
  • Clarissa Loureiro UPE – Universidade de Pernambuco ‒ Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário ‒ Recife ‒ PE

Palabras clave:

Antonio Callado, Cultura, Identidade, Teatro negro,

Resumen

O negro e as religiões se constituem como umas das principais temáticas das obras de Antonio Callado. Nesse trabalho, analisam-se duas peças teatrais que compõem o seu teatro negro: O tesouro de Chica da Silva e Uma rede para Iemanjá. Analisamos essas obras no intuito de evidenciar, respectivamente, a reinvenção da identidade da negra brasileira a partir da apropriação do mito da femme fatale e o artifício estético de sincretismos religiosos numa composição simbólica de um Auto do Natal culturalmente híbrido.

Biografía del autor/a

Geam Karlo-Gomes, UPE – Universidade de Pernambuco ‒ Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário ‒ Recife ‒ PE

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor da Universidade de Pernambuco. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário (UPE).

Clarissa Loureiro, UPE – Universidade de Pernambuco ‒ Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário ‒ Recife ‒ PE

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. (UPE)

MEMBRO PESQUISADORA DO ITESI -  Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário (UPE).

DOUTORA EM LETRAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). 

Publicado

11/02/2019

Número

Sección

Literatura Negra Brasileira