Tightrope: the representation of childhood in the adaptation of the literary work to the cinema

Authors

  • Alice Atsuko Matsuda UTFPR ‒ Universidade Tecnológica Federal do Paraná ‒ Campus Curitiba ‒ Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação ‒ Curitiba ‒ PR ‒ Brasil. 80230-901
  • Alcioni Galdino Vieira UTFPR ‒ Universidade Tecnológica Federal do Paraná ‒ Campus Londrina ‒ Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais ‒ Londrina ‒ PR ‒ Brasil. 86036-370

Keywords:

Intertextuality, Lygia Bojunga, Movie genre, Semiotics, Tightrope,

Abstract

One can consider that the literary adaptation to the cinema starts from the concept of intertextuality. Intertextual theory proposes that all discourse is intertwined with other discourses and, in this sense, adaptation presents itself as a great network of intertwined discourses, an aim that the present article intends to demonstrate through a comparative study between the book and the movie adaptation of Tightrope. In addition, the work and the movie bring the representation of childhood in an emancipatory way. In order to achieve this, at first, some theoretical questions will be discussed to support this study, and then a critical analysis of the film Maria’s Tightrope, produced in 2012 by Eduardo Goldenstein, an adaptation of the book Tightrope, by Lygia Bojunga (1979) will be presented. It has been verified that the movie functions as hypertext, with links that impel the reader-spectator to traverse a true rhizomatic map and give meaning to the text, according to their perceptual universe.

Author Biographies

Alice Atsuko Matsuda, UTFPR ‒ Universidade Tecnológica Federal do Paraná ‒ Campus Curitiba ‒ Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação ‒ Curitiba ‒ PR ‒ Brasil. 80230-901

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras - Literatura e Ensino - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor titular - Associada - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL da ANPOLL, dos Grupos de Pesquisas Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades e do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA). Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor - Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.  

Alcioni Galdino Vieira, UTFPR ‒ Universidade Tecnológica Federal do Paraná ‒ Campus Londrina ‒ Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais ‒ Londrina ‒ PR ‒ Brasil. 86036-370

Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Mestre em Comunicação e Mercado e Doutora em Comunicação e Semiótica. Atua como docente do Ensino Superior desde 2002, com ênfase nas seguintes áreas: comunicação, linguagem, semiótica e marketing.   

Published

16/03/2020

Issue

Section

The cinema and its doubles