Literatura e minorias étnico-raciais no Canadá

por uma pedagogia pós-colonial crítica

Autores

  • Rodrigo da Rosa Pereira FURG – Universidade Federal do Rio Grande. Instituto de Letras e Artes. Rio Grande – RS – Brasil.

Palavras-chave:

Pós-colonialismo, Literatura canadense, Minorias étnico-raciais, Pedagogia

Resumo

Situado no contexto canadense, o presente estudo propõe um caminho reflexivo como estratégia de acesso a uma época relativamente ignorada nos manuais histórico-literários. Particularmente voltado à discussão das questões étnico-raciais na educação literária, busca-se fornecer subsídios para o entendimento da literatura pós-colonial na sua interface com as relações pedagógicas, diante da marginalização nos currículos e da ausência no cânone da produção literária dos grupos minoritários no Canadá. Assim, aposta-se na abertura de fronteiras por meio de um movimento crítico e teórico capaz de ultrapassar a rigidez dos limites tradicionais na interpretação do mundo, resultando em leituras mais flexíveis, plurais e heterogêneas da literatura canadense, em contraposição a compreensões totalizadoras remanescentes do discurso colonialista.

Downloads

Publicado

30/03/2022

Edição

Seção

Literaturas pós-coloniais e formas do contemporâneo