Os movimentos identitários das personagens femininas em Femmes d’Alger dans leur appartement, de Assia Djebar

Autores/as

  • Camila Soares López UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de letras e linguística – ILEEL/UFU. Uberlândia – MG – Brasil.
  • Maria Luiza Mazza Menani Graduanda em Letras – Francês e literaturas de língua francesa na Universidade Federal de Uberlândia – UFU – Uberlândia – MG – Brasil.

Palabras clave:

Literatura magrebina, Formação identitária, Pós-colonialismo, Escrita feminina

Resumen

A pesquisa em literatura tem um papel fundamental na ampliação e na abrangência dos conhecimentos dos professores e professoras de língua estrangeira. A literatura, em interação com a realidade, oferece-nos um panorama do mundo que, muitas vezes, não conseguimos enxergar. Nesse sentido, o presente trabalho busca, a partir da análise de quatro novelas contidas no livro da autora Assia Djebar, Femmes d’Alger dans leur appartement, traçar os aspectos da construção das identidades das mulheres argelinas na literatura. Objetivamos compreender e visualizar com plenitude essa formação no Magrebe pós-colonial. Para tanto, focamo-nos, mais especificamente, na Argélia, país de independência tardia e violenta que enfrenta, até os dias atuais, as marcas da colonização em seu povo. As novelas escolhidas relatam momentos pré, durante e pós-guerra, em que é possível identificar as mudanças no pensamento e comportamento coletivo gerados por esse momento de tensão. É saliente também a relação da mulher com essa circunstância, e, por isso, empenhamo-nos em reconhecer os impactos desse momento na construção identitária das personagens. Nesse sentido, priorizaremos as vozes dos pesquisadores e pesquisadoras advindas da região e de autores e autoras que dialogam com as temáticas de identidade e pós-colonialismo, que trazem novas perspectivas em relação à representatividade das mulheres inseridas nesse contexto.

Publicado

29/09/2022

Número

Sección

Varia