DO DRAMA À COMÉDIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE AMOR DE FILHA E EDUCAÇÃO MODERNA DE GUIOMAR TORREZÃO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58943/irl.v1i59.19580

Mots-clés :

Guiomar Torrezão, Dramaturgia de mulheres, Teatro português, Amor de Filha, Educação Moderna

Résumé

O nome de Guiomar Torrezão (1844-1898), escritora, jornalista, contista, dramaturga, romancista e poetisa lisboeta, está completamente ausente dos livros de História do Teatro Português. Estudiosos como José de Oliveira Barata, Duarte Ivo Cruz, Luciana Stegagno Picchio, Luiz Francisco Rebello não mencionam o nome de Torrezão, contudo, ao longo de sua vida, a autora traduziu e imitou várias peças e escreveu alguns originais. Além de tradutora e dramaturga, Guiomar Torrezão exerceu o importante e incomum papel de crítica teatral para alguns periódicos como o Diário Ilustrado e Ribaltas e Gambiarras (1881), feito espantoso para uma mulher. O artigo pretende abordar a personagem Virgínia, do drama Amor de Filha (1869) e Christiana e Gabriela, da comédia naturalista Educação Moderna (1891). Separadas por mais de duas décadas, as peças discorrem, sobre a educação feminina, o casamento e discutem o papel da mulher na sociedade portuguesa oitocentista. É possível perceber mudanças importantes na concepção das personagens e na valoração da autonomia e da liberdade femininas, uma vez que as atitudes, as ações e as falas se tornam mais potentes. Para embasar as leituras, entre outros, são recuperadas as críticas coevas das peças e um artigo da própria autora refletindo sobre educação, intitulado “A instrucção feminina”, publicado no volume Batalhas da Vida.

Biographie de l'auteur

Claudia Barbieri

Doutora (2012) e Mestre (2008) em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Arquiteta e Urbanista (2005) graduada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC – Bauru, Unesp). Professora Adjunta de Literatura Portuguesa no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desde 2017. Áreas de pesquisa: estudos queirozianos; teorias do espaço literário; teatro português; estética naturalista e dramaturgia de mulheres.

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Publiée

03/12/2024