Maximilian Kolbe em cena: a problemática da testemunha em O mártir da caridade e As aves da noite

Autores

  • Carlos Eduardo dos Santos Zago UNESP ‒ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ‒ Faculdade de Ciências e Letras ‒ Programa de Pós-graduação em Letras ‒ Assis ‒ SP ‒ Brasil; UNISAGRADO – Centro Universitário do Sagrado Coração ‒ Letras ‒ Bauru – SP ‒ Brasil. 17011-160

Palavras-chave:

As aves da noite, Maximilian Kolbe, mártir da caridade, Testemunha,

Resumo

O martírio do padre franciscano Maximilian Kolbe, assassinado no campo de concentração nazista de Auschwitz, é representado no filme polonês Maximilian Kolbe: mártir da caridade (1991) e na peça teatral brasileira As aves da noite (1968). Com isso, tendo como base reflexões de Giorgio Agamben sobre o conceito de testemunha, este artigo procura analisar como tal conceito é formalizado nas duas obras, levando em consideração a matéria temática comum, a diferença entre seus gêneros e a linguagem adotada em cada produção.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo dos Santos Zago, UNESP ‒ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ‒ Faculdade de Ciências e Letras ‒ Programa de Pós-graduação em Letras ‒ Assis ‒ SP ‒ Brasil; UNISAGRADO – Centro Universitário do Sagrado Coração ‒ Letras ‒ Bauru – SP ‒ Brasil. 17011-160

Licenciado em Letras (2009) pela Unesp, campus de Assis, onde também defendeu sua dissertação de mestrado (2012) e sua tese de doutorado, ambas em em Literatura e Vida Social. Atualmente é professor do curso de Letras da Universidade do Sagrado Coração (USC, Bauru - SP).

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Publicado

16/03/2020

Edição

Seção

O Cinema e os seus Duplos