O cão das lágrimas em Ensaio sobre a cegueira de Saramago
um modo de pensar o homem e o mundo
Palabras clave:
Ensaio sobre a cegueira, José Saramago, cão das lágrimas, visão do homem e do mundo, valores, filosofia moralResumen
Partindo de uma metodologia qualitativa de base documental, analisa-se a bibliografia ativa, designadamente, o romance Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, abarcando-se igualmente outras modalidades genológicas do autor, textos de diversos tipos, sobretudo entrevistas, justapondo e revisitando o parecer autoral dentro de um recorte que pretende evidenciar a figura do cão das lágrimas como personagem de sentimentos e valores humanos. A revisitação da obra Ensaio sobre a cegueira segundo este prisma conduz-nos a uma reflexão sobre função da escrita e do escritor José Saramago que se demarca de todos aqueles que, inspirados na polémica expulsão dos poetas da República ideal por parte de Platão, associavam a poesia à imoralidade ou à inutilidade. Ao invés, a escrita saramaguiana aproxima-se do pensamento dos escritores que fazem a apologia da criação literária, tendendo a considerá-la como uma parte ou um instrumento da filosofia moral. Com base no exposto, este artigo pretende contribuir para sistematizar o conceito de homem e de mundo para José Saramago, através da figura do cão enxuga-lágrimas, que se apresenta em conformidade com o pensamento do autor textual e empírico no tocante a valores humanistas como a fraternidade e a igualdade, em defesa lucidez e da liberdade.
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