Modernidade, EAD e o teletrabalho: o dilema brasileiro de conciliar a casa e a rua, sob a perspectiva damattiana

Sandra Siqueira da Silva

Resumo


Partindo-se da inserção dos docentes na modalidade de ensino à distância, este artigo visa compreender o teletrabalho e a EAD, inseridos no contexto de modernidade com espaços e tempos fluidos e desconexos. Será analisada a nova dinâmica dos espaços de trabalho, que contém o mundo da casa no mundo da rua e mundo da rua na casa, conforme DaMatta (1991, 1997, 2001) sobre o dilema brasileiro, e como a aglutinação destes espaços podem influenciar os indivíduos e a sociedade. Este trabalho pretende esboçar o panorama do ensino superior no Brasil pós-governos neoliberais, e discutir o contexto de surgimento da EAD no Brasil, além de leis e decretos que regulamentam essa modalidade de ensino. Assim, objetiva-se analisar o teletrabalho, seus limites e possibilidades e assim, verificar se é possível identificar dentro da referida dinâmica onde termina e onde começa o espaço do lar e o espaço do trabalho.


Palavras-chave


EAD; Trabalho; Modernidade; Tempo; Espaços;

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DOI: https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2013.v6i2.6451

Direitos autorais 2013 REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão

 

 

 

E-ISSN: 1984-1736

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