Modernidade, EAD e o teletrabalho: o dilema brasileiro de conciliar a casa e a rua, sob a perspectiva damattiana

Autores

  • Sandra Siqueira da Silva UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros. Centro de Educação a Distância (CEAD) - Montes Claros –MG – Brasil. 39401-089

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2013.v6i2.6451

Palavras-chave:

EAD, Trabalho, Modernidade, Tempo, Espaços,

Resumo

Partindo-se da inserção dos docentes na modalidade de ensino à distância, este artigo visa compreender o teletrabalho e a EAD, inseridos no contexto de modernidade com espaços e tempos fluidos e desconexos. Será analisada a nova dinâmica dos espaços de trabalho, que contém o mundo da casa no mundo da rua e mundo da rua na casa, conforme DaMatta (1991, 1997, 2001) sobre o dilema brasileiro, e como a aglutinação destes espaços podem influenciar os indivíduos e a sociedade. Este trabalho pretende esboçar o panorama do ensino superior no Brasil pós-governos neoliberais, e discutir o contexto de surgimento da EAD no Brasil, além de leis e decretos que regulamentam essa modalidade de ensino. Assim, objetiva-se analisar o teletrabalho, seus limites e possibilidades e assim, verificar se é possível identificar dentro da referida dinâmica onde termina e onde começa o espaço do lar e o espaço do trabalho.

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