A educação em Gramsci como resultado histórico das relações sociais e sua proximidade com o pensamento hegeliano e marxiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v12i00.17643

Palavras-chave:

Gramsci, Hegel, Marx, Educação, Base filosófica

Resumo

Considerando o contexto do século XX e a ascensão dos regimes totalitários, é notório como as condições de trabalho e a liberdade humana foram desvalorizadas durante tal período. Sabendo disso, este escrito possui como objetivo investigar as análises feitas por Gramsci ao longo de sua vida sobre este fenômeno, de modo a compreender como ele se encontra conectado à uma tradição filosófica que o auxilia a pensar seu contexto social e, por conseguinte, a educação. Para atingir tais metas, foram traçadas semelhanças entre o pensamento gramsciano, marxiano e hegeliano, de maneira a comparar e relacionar conceitos centrais de cada filósofo, como os de crítica, ideologia, intelectual e história. Diante destas análises, conclui-se que é plausível apontar uma proximidade entre o pensamento gramsciano e as filosofias de Hegel e Marx, de jeito a evidenciar o porquê da educação em Gramsci é o meio de transformação do mundo.

 

Downloads

Biografia do Autor

José Antonio Espínola, Universidade de São Paulo

Graduando em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Referências

DECROLY, J. Problemas de psicologia e de pedagogia. In: MAFRA, J. F. (org.) Jean-Ovide Decroly. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.

GRAMSCI, A. Cadernos e Cartas do Cárcere. In: NOSELLA, P. Antonio Gramsci. Coleção Educadores do MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010a.

GRAMSCI, A. A escola de cultura. In: NOSELLA, P. Antonio Gramsci. Coleção Educadores do MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010b.

GRAMSCI, A. Escritos políticos (1916-1926). In: NOSELLA, P. Antonio Gramsci. Coleção Educadores do MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010c.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.

HYPPOLITE, J. Gênese e estrutura da Fenomenologia do Espírito de Hegel. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

MARX, K. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MARX, K. O Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

MONASTA, A. Antonio Gramsci. Coleção Educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.

PINKARD, T. Hegel’s Phenomenology: The sociality of Reason. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

REPA, L. A essência da crítica: sobre o limiar da crítica imanente em Hegel. Discurso, [S. l.], v. 49, n. 2, p. 269–285, 2019. DOI: 10.11606/issn.2318-8863.discurso.2019.165623. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/165623 . Acesso em: 25 nov. 2022.

WERLE, M. A. Ensaio sobre Hegel: o voo da ave de minerva ao anoitecer. Contingentia, Porto Alegre, v. 9, n. 01, p. 8–22, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/view/113885 . Acesso em: 17 ago. 2022.

Publicado

17/10/2023

Como Citar

ESPÍNOLA, J. A. A educação em Gramsci como resultado histórico das relações sociais e sua proximidade com o pensamento hegeliano e marxiano. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 12, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.29373/sas.v12i00.17643. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17643. Acesso em: 18 abr. 2025.