Possibilidades teóricas e metodológicas para interpretação do gosto e do consumo no mercado de plantas ornamentais
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v12i00.18098Palavras-chave:
Plantas ornamentais, Mercado, Gosto, ConsumoResumo
As plantas ornamentais raramente são alvo de estudo em Ciências Sociais, para enfrentar esse problema, foi proposto, além da consideração como um mercado, as categorias de gosto e consumo como centrais para construção dessa agenda de pesquisa. Para isso, mobilizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas do consumo e do gosto, além da consulta sobre a temática das plantas ornamentais na base de dados do SciELO e no Banco de Teses & Dissertações da capes. Sobre o gosto, foi considerado que as plantas ornamentais representariam determinados estilos de vida e sociabilidades. Assim, mensurar o consumo de plantas ornamentais poderia também verificar em que medida existiria uma relação entre economia, estilos de vida e plantas específicas. A partir da mobilização dessas duas categorias, gosto e consumo, demonstrou-se a possibilidade de construir uma agenda de pesquisa que considere as plantas ornamentais como um fenômeno social relevante.
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