Reflexões acerca do corpo e da sexualidade da mulher na dança oriental: comparativos entre Brasil-Egito sob a ótica foucaultiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v9i1.14268

Palavras-chave:

Corpo, Dança, Poder, Sexualidade.

Resumo

A arte se classifica por meio dos tempos, desde os mais remotos, nas mais distintas características artísticas, como forma de se olhar o mundo. Dentre as artes mais apreciadas, a arte da dança, presente desde as mais antigas civilizações, perdura nos tempos modernos, encantando gerações. Por meio da dança, seja qual for o estilo, fala-se, escreve-se, desenha-se, sonha-se, utilizando o corpo. A arte da dança potencializa as experiências corporais nas diferentes organizações sociais. A sua importância se faz vigente em cada época da história e é tão singular que se modifica e se transforma, seguindo presente desde as mais antigas civilizações. Pretende-se oportunizar ao sujeito no campo das sensibilidades, a partir da dança, permitindo-o a vivenciar uma experiência cognitiva/afetiva proporcionando disrupção no modo de ler/pensar e agir, sobre si, o outro e o mundo de forma ética e reflexiva. Deste modo, a referente pesquisa qualitativa buscou analisar as semelhanças e diferenças do corpo e da sexualidade da mulher na dança oriental no Brasil e no Egito por meio da análise temática. Os resultados esperados sinalizam para uma melhoria dos modos de dançar de forma prazerosa e crítica com maior envolvimento emocional, sinalizam a criação do ambiente de espontaneidade e criatividade permitindo-o a se embrenhar pela linguagem corporal, possibilita construção e reconstrução do olhar, a estimulação da imaginação, autoafirmação e autonomia, além de se habituar à existência de convivência de forma. Nesse sentido, a arte pode ser inovadora ao se desdobrar para um projeto de vida, na (re)construção de novas subjetividades, impactando novos modos de existência.

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Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda em Educação Escolar. Integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX).

Vanessa Cristina Scaringi, Prefeitura Municipal de Rio Claro, Rio Claro – SP

Professora de Ensino Fundamental I. Mestrado em Educação (UNESP).

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Publicado

30/09/2020

Como Citar

MONTEIRO, S. A. de S.; SCARINGI, V. C. Reflexões acerca do corpo e da sexualidade da mulher na dança oriental: comparativos entre Brasil-Egito sob a ótica foucaultiana. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 9, n. 1, p. 156–169, 2020. DOI: 10.29373/sas.v9i1.14268. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/14268. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos