O circuito na etnomusicologia urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v9i2.14706

Palavras-chave:

Etnomusicologia, Antropologia urbana, Circuito como categoria analítica

Resumo

O estudo antropológico na cena urbana possui peculiaridades em relação aos estudos realizados em comunidades tradicionais. Na paisagem urbana os grupos se inserem em contextos mais amplos dentro de redes complexas com inúmeras interações e significados. José Guilherme C. Magnani (2005) buscou uma forma de análise em que considera os atores sociais com suas especificidades e o espaço no qual atuam, sendo este último produto e fator determinante da prática social, e não simples cenário. Magnani formulou categorias de análise a partir dessa ideia de se considerar o espaço como elemento passível de estudo. Neste trabalho buscamos uma análise das contribuições metodológicas que a utilização do conceito de circuito pode trazer à pesquisa etnomusicológica urbana, especificamente no estudo de contextos juvenis que envolvam a música popular.

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Biografia do Autor

Nelson Souza Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Belo Horizonte – MG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música.

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

SOARES, N. S. O circuito na etnomusicologia urbana. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 9, n. 2, p. 220–230, 2021. DOI: 10.29373/sas.v9i2.14706. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/14706. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos