Uma reflexão pós-crítica sobre corpo, gênero, sexualidade no ambiente educacional
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v3i1.7538Palabras clave:
Desnaturalizar, Desnormatizar, Gênero, Sexualidade, Educação,Resumen
O presente artigo aborda as temáticas sobre gênero, corpo, sexualidade e educação na perspectiva pós-estruturalista queer. Nosso objetivo foi refletir sobre as inter-relações das questões sobre sexualidade, gênero e educação. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo como base os teóricos de cunho pós- críticos. As análises foram realizadas através dos pressupostos teórico-analíticos de Foucault, referentes à história da sexualidade, em consonância com Deborah Britzman, Guacira Lopes Louro, Jeffrey Weeks, Judith Butler, entre outros, sobre as questões referentes gênero, corpo, sexualidade e educação. Concluímos que no sistema educacional prevalecem relações de pode e saber, o que pode ou não inserir as temáticas de gênero, corpo e sexualidade no ambiente escolar. Os estudos pós-críticos vêm nos alertar para este fato, buscando repensar o papel da educação na tentativa de (des)normatizar as relações de gênero, corpo e sexualidade.