Competências curriculares para o letramento científico em saúde: potencialidades e limitações em uma Instituição Federal de Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14095

Palavras-chave:

Letramento científico, Educação em saúde, Ensino médio integrado

Resumo

A pesquisa apresentada no presente trabalho teve como objetivo promover a análise acerca da inserção do letramento científico focado na a educação em saúde nos currículos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília (IFB), para coleta de dados utilizou-se análise documental e para a avaliação optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Pesquisou-se as competências relativas ao Letramento científico de caráter prático em saúde presentes nas componentes de ciências da natureza nos dezessete planos pedagógicos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFB. Cinco planos de curso não apresentaram competências relativa ao LC para o ES. Os outros doze apresentaram competências que foram categorizadas da seguinte maneira: 1. Relação saúde/ambiente; 2. Estratégias de manutenção da saúde; 3. Avanços tecnológicos e saúde; 4. Saúde/Políticas e sociocultural. Verificou-se que a inclusão destas categorias de temas no currículo dos cursos técnicos integrados ao EM do IFB procura convergir para a formação cidadã através de estratégias de letramento que, primeiramente, são previstas no currículo dos cursos e depois materializadas no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Sueli da Silva Costa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP

Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Genética Molecular Humana, do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular (UNICAMP).

Mariana de Senzi Zancul, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF

Docente no Núcleo de Educação Científica (NECBio) do Instituto de Ciências Biológicas. Doutorado em Alimentos e Nutrição (UNESP).

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Publicado

30/12/2020

Como Citar

COSTA, S. da S.; ZANCUL, M. de S. Competências curriculares para o letramento científico em saúde: potencialidades e limitações em uma Instituição Federal de Educação Profissional. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 607–620, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14095. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14095. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação