Refletindo sobre uma matriz filosófica capaz de abarcar a epistemologia das metodologias ativas diante do humanismo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14412

Palavras-chave:

Cibercultura, Ciberespaço, Intencionalidade pedagógica, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo reflete sobre os fundamentos teórico-práticos que compõem as práticas educacionais no contexto de cibercultura diante as possibilidades cognitivas apresentadas pelo ciberespaço vivenciado no cotidiano educacional universitário. Dentre as questões pesquisadas estão o modo de ressignificar epistemologicamente as práticas educacionais em relação aos processos de aprendizagem, possibilitando o interrogar sobre: como projetar o agir pedagógico docente diante das possibilidades cognitivas do ciberespaço? Qual o papel docente em relação ao discente imerso na vivência cotidiana de cibercultura? Diante do emergente cenário contemporâneo de transformações liquidas, buscou-se aprofundar o sentido da cibercultura na perspectiva e sua relação com a prática docente. Posteriormente, estudar as práticas pedagógicas que enfatizam o potencial comunicativo do ciberespaço na construção cognitiva. A pesquisa reflete sobre as vivências de aprendizado universitárias e o sentido de uma internacionalidade pedagógica focada nas conexões entre cibercultura e ciberespaço. Quanto ao marco teórico das expressões “Cibercultura” e “Ciberespaço”, ambas são constituídas e revisitadas nas obras de Pierre Lévy. O estudo é bibliográfico e de caráter qualitativo, dialética e está vinculada a pesquisa de Doutoramento no PPGEDU da URI- Campus Frederico Westphalen, na Linha: Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.

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Biografia do Autor

Fernando Battisti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen – RS

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação.

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen – RS

Professora dos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação (PUCRS).

Referências

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Publicado

27/08/2020

Como Citar

BATTISTI, F.; CERUTTI, E. Refletindo sobre uma matriz filosófica capaz de abarcar a epistemologia das metodologias ativas diante do humanismo digital. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 664–674, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14412. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14412. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação