Formação-ação em promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho

Interdisciplinaridade no uso de portfólio reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16473

Palavras-chave:

Formação profissional em saúde, Práticas interdisciplinares, Saúde e ambiente, Saúde coletiva, Métodos pedagógicos

Resumo

Analisa os portfólios reflexivos elaborados pelos educandos do curso de especialização Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho como instrumento pedagógico e avaliativo e a sua contribuição na formação interdisciplinar em saúde. Realizou-se análise do discurso do sujeito coletivo a partir de questionário e portfólios de 41 educandos egressos. A experiência dos portfólios demonstrou a singularidade na reflexão dos educandos, relacionadas às diversas temáticas interdisciplinares desenvolvidas em um processo pedagógico ativo da relação teoria-prática, com perspectiva emancipatória e transformadora da realidade social. O portfólio se apresentou como dispositivo pedagógico promotor da relação entre educador(a)-educando(a), cuja complexidade exige a construção de um pensamento crítico-reflexivo, direcionado para uma prática em saúde libertadora. O resultado do uso desse instrumento pedagógico produz efeitos substanciais no processo de ensino-aprendizagem dos educandos ressaltando a interdisciplinaridade como uma questão estruturadora que integra as inter-relações e interações de diferentes saberes e conhecimentos na formação em saúde.

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Biografia do Autor

Ana Marilia Correia Cavalcanti, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/IAM), Recife – PE – Brasil.

Departamento de Saúde Coletiva. Laboratório de Saúde Ambiente e Trabalho. Mestranda em Saúde Pública.

Idê Gomes Dantas Gurgel, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/IAM), Recife – PE – Brasil

Pesquisadora. Departamento de Saúde Coletiva/Laboratório de Saúde Ambiente e Trabalho. Doutorado em saúde pública (FIOCRUZ/IAM).

Aline do Monte Gurgel, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/IAM), Recife – PE – Brasil

Pesquisadora. Departamento de Saúde Coletiva. Laboratório de Saúde Ambiente e Trabalho. Doutorado em saúde pública (FIOCRUZ/IAM).

André Luiz Dutra Fenner, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasília – DF – Brasil

Pesquisador. Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT). Doutorado em Desenvolvimento e Políticas Públicas (CEAM/UnB).

Gislei Siqueira Knierim, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasília – DF – Brasil

Pesquisadora Colaboradora. Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT). Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UFRPE).

Virgínia da Silva Corrêa, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasília – DF – Brasil

Pesquisadora Colaboradora. Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT). Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (EFG).

Mariana Olívia Santana dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/IAM), Recife – PE – Brasil

Pesquisadora. Departamento de Saúde Coletiva. Laboratório de Saúde Ambiente e Trabalho. Doutorado em saúde pública (FIOCRUZ/IAM).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

CAVALCANTI, A. M. C.; GURGEL, I. G. D.; GURGEL, A. do M.; FENNER, A. L. D.; KNIERIM, G. S.; CORRÊA, V. da S.; SANTOS, M. O. S. dos. Formação-ação em promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho: Interdisciplinaridade no uso de portfólio reflexivo. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022011, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16473. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16473. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde