A política de inclusão escolar e a realidade no município de Araraquara

Autores

  • Rosimeire Maria Orlando Zeppone UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Licenciatura em Educação Especial. Departamento de Psicologia. São Carlos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9553

Palavras-chave:

Violação, Criança, Adolescente, Enfermagem, Conselhos Tutelares,

Resumo

Sabemos que na atualidade as mudanças que vêm ocorrendo, tanto nacional como internacionalmente, tem atingido a todos os contextos e a escola não tem saído ilesa a isto. No presente estudo, dentre as várias reformas educacionais que têm tentado acompanhar essas mudanças, merece destaque a política de inclusão escolar. Assim, procuro trazer a sistematização de algumas referências legais no que diz respeito à inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais no ensino comum, fato que se considerou de grande importância para posteriormente, pesquisar a realidade desta prescrição oficial no município de Araraquara. Como resultado, percebeu-se que a política de inclusão escolar destes alunos no ensino comum é realidade concretizada nas escolas estaduais pertencentes à Diretoria de Ensino de Araraquara. Esses dados indicam que a inclusão escolar, enquanto formalidade, no município e região de Araraquara, já não é apenas uma intenção, mas realidade e aparece incisivamente sobre o contingente denominado de pessoas com deficiência, sejam elas, física, intelectual, auditivo ou visual, na verdade essa nomenclatura é, ainda, predominante para as escolas e para os professores, fato que os deixa inseguros, e aponta para novos rumos em pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

ZEPPONE, R. M. O. A política de inclusão escolar e a realidade no município de Araraquara. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9553. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9553. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.