A política de inclusão escolar e a realidade no município de Araraquara
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9553Palavras-chave:
Violação, Criança, Adolescente, Enfermagem, Conselhos Tutelares,Resumo
Sabemos que na atualidade as mudanças que vêm ocorrendo, tanto nacional como internacionalmente, tem atingido a todos os contextos e a escola não tem saído ilesa a isto. No presente estudo, dentre as várias reformas educacionais que têm tentado acompanhar essas mudanças, merece destaque a política de inclusão escolar. Assim, procuro trazer a sistematização de algumas referências legais no que diz respeito à inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais no ensino comum, fato que se considerou de grande importância para posteriormente, pesquisar a realidade desta prescrição oficial no município de Araraquara. Como resultado, percebeu-se que a política de inclusão escolar destes alunos no ensino comum é realidade concretizada nas escolas estaduais pertencentes à Diretoria de Ensino de Araraquara. Esses dados indicam que a inclusão escolar, enquanto formalidade, no município e região de Araraquara, já não é apenas uma intenção, mas realidade e aparece incisivamente sobre o contingente denominado de pessoas com deficiência, sejam elas, física, intelectual, auditivo ou visual, na verdade essa nomenclatura é, ainda, predominante para as escolas e para os professores, fato que os deixa inseguros, e aponta para novos rumos em pesquisas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.