Crianças também se estressam? A influência do estresse no desenvolvimento infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.8.10218

Palabras clave:

Estresse. Infância. Modernidade. Estresse infantil.

Resumen

O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma grande adaptação a um evento ou uma situação de importância, podendo esse ser algo negativo ou positivo, causado por inúmeros fatores do nosso cotidiano. Atualmente observamos que esta patologia também atinge as crianças: rotina intensa, pais estressados, relações parentais atravessadas pelas marcas afetivas do estresse. São fatores, dentre outros, que contribuem para o surgimento deste mal na infância. Ademais são raros os estudos que compreendem as características específicas da enfermidade na criança e quais as consequências para seu desenvolvimento. Frente a este contexto, os objetivos do presente estudo são caracterizar o estresse em seu contexto social e analisar seu impacto, sobretudo na infância, identificando possibilidades para auxiliar a lidar com este problema.

 

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Biografía del autor/a

Marsiel Pacífico, UEPG

É Professor Colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na área de Estágio em Docência e Gestão Educacional. É membro pesquisador no grupo de pesquisa "LUME - Laboratório e Núcleo de Estudos em Mídia e Educação" (UEPG). Atua como supervisor no projeto de extensão "As crianças, a educação infantil e as práticas pedagógicas: entre o pensar e o fazer. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). Além disso é Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (FAVENI) e atualmente cursa a Especialização em Neuroeducação (Faculdades Campos Elíseos). Atuou nas instituições de ensino superior: UNIFRAN, Faculdades Campos Elíseos e UNESP/Araraquara; além de ter sido professor de ensino fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017). 

Marcele Martins Provinciatti Facchin, CAMPOS ELÍSEOS

Diretora Escolar, Especialista em Neuropsicopedagogia

Fabiana de Fatima Ferreira Corrêa Santos, Campos Elíseos

Professora Campos Elíseos, Especialista em Neuropsicopedagogia

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Publicado

01/06/2017

Cómo citar

PACÍFICO, M.; FACCHIN, M. M. P.; SANTOS, F. de F. F. C. Crianças também se estressam? A influência do estresse no desenvolvimento infantil. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 107–123, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.8.10218. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10218. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Área da Educação