O Projovem campo saberes da terra e sua contribuição para a formação e desenvolvimento do capital social pelos jovens agricultores (as) familiares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.3.9512

Palabras clave:

Política pública. Educação de jovens e adultos. Qualificação profissional. Capital social. ProJovem.

Resumen

O Projovem Campo – Saberes da Terra, é uma modalidade do ProJovem, uma política pública do Ministério de Educação, através da DPEJUN/SECADI/MEC, em parceria com a secretaria de Educação do Estado, no nível fundamental de Educação de Jovens Adultos, unificando qualificação social e profissional, visando à potencialização das capacidades dos jovens do campo, com idades entre 18 e 29 anos. Apresentaremos a temática juventude e contemporaneidade, através de um breve histórico do tema em questão, e a política pública para o segmento da juventude, na área de educação, o programa Projovem Campo- Saberes da Terra. Analisaremos essa experiência escolar à luz da teoria do capital social, ligadas à capacitação de jovens e adultos agricultores (as), sob a perspectiva oficial de educação, dentro da orientação metodológica do Projovem Campo Saberes da Terra, com vistas a contribuir para uma interpretação crítica da construção de capital social pelos jovens agricultores (as).

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Biografía del autor/a

Elaine Aparecida de Souza Apolonio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Faculdade de Ciências e Letras.

Formada em Pedagogia PUC/SP.

Mestre em Educação Escolar - Unesp/FCLAR

Doutoranda em Ciências Sociais - Unesp/FCLAR

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Publicado

01/06/2017

Cómo citar

DE SOUZA APOLONIO, E. A. O Projovem campo saberes da terra e sua contribuição para a formação e desenvolvimento do capital social pelos jovens agricultores (as) familiares. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 24–40, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.3.9512. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9512. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos - Área da Educação