Neurociência cognitiva e desenvolvimento humano

Autores/as

  • Carlos Alberto Mourão-Júnior Professor Adjunto Doutor. UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. ICB – Departamento de Fisiologia. Juiz de Fora – MG – Brasil.
  • Andréa Olimpio Oliveira Mestranda em psicologia. UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Psicologia. Pós-Graduação em Psicologia. Juiz de Fora – MG – Brasil.
  • Elaine Leporate Barroso Faria Mestranda em psicologia. UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Psicologia. Pós-Graduação em Psicologia. Juiz de Fora – MG – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9552

Palabras clave:

Neurociência cognitiva, Desenvolvimento humano,

Resumen

O presente artigo trata-se de uma discussão conceitual sobre a neurociência cognitiva e sua interface com o desenvolvimento humano. Para tal finalidade, iniciamos com um breve histórico da neurociência cognitiva, destacando sua natureza interdisciplinar. Em seguida discutimos conceitos da neuropsicologia tais como o desenvolvimento perceptivo e cognitivo, o desenvolvimento geral do sistema nervoso, a formação do cérebro, a plasticidade sináptica e as bases celulares e moleculares da cognição. Finalmente enfatizamos que não há como separar o comportamento de sua base biológica, entendendo que o sistema nervoso é condição necessária para que o comportamento, os pensamentos e os sentimentos ocorram, ainda que não seja condição suficiente para a emergência da consciência e dos fenômenos comportamentais.

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Publicado

22/03/2017

Cómo citar

MOURÃO-JÚNIOR, C. A.; OLIVEIRA, A. O.; FARIA, E. L. B. Neurociência cognitiva e desenvolvimento humano. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9552. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9552. Acesso em: 25 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Área da Educação