Terapia comunitária: relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9570Palabras clave:
Terapia comunitária, Educação, Inclusão,Resumen
No presente trabalho apresentamos uma experiência de Terapia Comunitária Integrativa, realizada em classes do ensino médio, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, situado em um bairro de periferia da cidade de Salvador, pertencente à rede pública do Estado da Bahia. O objetivo principal do trabalho consistiu em acolher pessoas da comunidade escolar (alunos, pais, mães, avós e/ou responsáveis) e da administração do Colégio (direção, coordenadores, professores e funcionários), na tentativa de promover mudanças nas atitudes dessas Instituições, de pessoas outras ligadas ao processo de educação, dos alunos e familiares envolvidos, da comunidade a que pertencem e, consequentemente, da Sociedade como um todo. A metodologia utilizada consistiu, primeiramente em criar espaço necessário, dentro do horário escolar em paralelo com a atividade curricular normal onde foram realizadas rodas de terapia, visando o desenvolvimento do aluno como ser humano e como cidadão. Essas rodas de terapia, cuja característica é ser trabalho grupal aberto, foram desenvolvidas no período de Maio/2010 a Junho/2011, com alunos da primeira, segunda e terceira séries, e com professores dessas classes, nos turnos matutino e vespertino. Depoimentos e questionários aplicados, nesse período, nas rodas de terapia comunitária nos deram subsídios para dados estatísticos que anexaremos ao trabalho. Embora os resultados ainda não tenham sido aferidos no aspecto quantitativo, os depoimentos de professores e alunos e responsáveis atestam o êxito obtido nos resultados das rodas de terapia comunitária, ali realizadas, o que nos leva a concluir que vale a pena continuar investindo e lutando pela inclusão da Terapia Comunitária na Educação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.