Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão está de acordo com as diretrizes para autores do site da revista.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Se o artigo estiver sendo enviado para um dossiê, os autores devem mencionar na submissão, no campo "Comentários ao Editor", o nome do dossiê.
  • Pelo menos um dos autores deve possuir titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Pós-Graduação, desde que acompanhados de seus orientadores.
  • Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores responsabilizando-se por informar as respectivas titulações, URL do Currículo Lattes, ORCID, afiliação institucional e resumo da biografia nos devidos campos.
  • Os artigos submetidos deverão passar pelos processos editoriais da Editora Ibero-Americana de Educação, sendo preciso realizar os serviços editoriais.
  • O arquivo de envio está no formato Microsoft Word .docx, OpenOffice ou RTF.
  • A Folha de Rosto e a Declaração de Originalidade e Autoria serão anexadas à submissão.
  • O manuscrito está seguindo o template do periódico. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, bem como as Normas ABNT mais recentes.
  • Entendo que se o plágio ou o autoplágio for identificado durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado. O título do artigo, nome(s) e afiliação do autor(s) aparecerão na seção RETRATAÇÃO.
  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação neste periódico e, se submetê-lo a outro veículo (revista, livro, etc.) após o início da revisão por pares, ou se decidir publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de aceite, o título do artigo, meu nome (e dos co-autores, se houver) e minha afiliação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
  • Estando em conformidade com a Ciência Aberta, concordamos com a publicação dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito.

Diretrizes para Autores

Dúvidas e informações: (14) 3313-8427 ou atendimento@editoraiberoamericana.com.

Qualquer manuscrito submetido deve buscar respeitar o limite máximo de 18 páginas, considerando as referências. Caso esse limite seja ultrapassado, solicitamos que seja enviada uma carta justificativa.

1 – Template/Declarações em Português – para fazer o download, clique AQUI
2 - Template/Declaraciones en español – para descargar, haga clic AQUÍ
3 - Template/Declarations in English – to download, click HERE

Documentos a serem enviados no momento da submissão:

  1. Manuscrito Sem Identificação

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”, deve estar formatado de acordo com as normas de submissão e no template da revista.

Não deve conter nenhuma menção ao nome dos autores, nem à Instituição a qual pertencem. Todo e qualquer tipo de informação que identifique os autores deve ser substituída por: “[eliminado para efeitos de avaliação por pares]”.

  1. Folha de Rosto

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. Todos os campos devem ser preenchidos.

  1. Declaração de Originalidade

Esse documento deve ser enviado em formato PDF. Não é um documento individual, portanto, independentemente da quantidade de autores, deve ser enviado apenas um arquivo. Todos os campos devem estar preenchidos e o documento deve estar assinado por todos os autores. Para autores brasileiros, recomendamos utilizar a assinatura validada pelo gov.br.

Documentos a serem enviados após recebimento de carta de aceite (após aprovação dos avaliadores):

  1. Termo de Autorização de Uso de Voz e Imagem

Esse documento deve ser enviado em formato .pdf. É um documento individual, portanto, caso o artigo apresente mais de um autor, deve ser enviada quantidade correspondente ao número de autores, todos com seus respectivos dados pessoais e devidamente assinados.

  1. Vídeo para divulgação

Deve ser enviado por meio de link que direcione para a plataforma Google Drive, fornecendo a permissão de editor e permissão para download. O vídeo deve ser gravado na horizontal e ter entre 2 e 10 minutos, não sendo inferior e nem ultrapassando esse tempo.

Obs.: O conteúdo do vídeo deve ser exclusivamente sobre o conteúdo do artigo.

  1. Manuscrito aceito (revisado)

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. É a última versão enviada pelos autores, após as considerações dos avaliadores. As alterações devem estar destacadas com a letra na cor vermelha.

  1. Carta de alterações

Nesse documento, os autores devem apontar como procederam para incorporar cada uma das considerações dos avaliadores; ou justificar a não adequação.

Normas de submissão

A equipe editorial da revista preparou o Checklist de Submissão, um documento que contém o passo a passo para submeter um manuscrito na revista. Sugerimos que os autores façam o download e a impressão antes de continuar a leitura desta seção, já que se trata de ferramenta a ser utilizada durante o processo de submissão. A seguir, descrevemos esse processo e apresentamos as normas de preparação de um manuscrito.

Os autores devem se certificar que seu perfil na plataforma ORCID está atualizado para realizarem a submissão em nossa revista. Depois, devem realizar um cadastro de login e senha no site da revista. Na seção Cadastro e Submissões Online, os autores devem preencher corretamente o perfil e selecionar a opção “AUTOR”. Neste momento, caso haja interesse de compor nosso banco de avaliadores, os autores também poderão assinalar a opção “AVALIADOR”.

Em seguida, selecionar o idioma de submissão, ou seja, o idioma no qual o manuscrito a ser submetido está. Posteriormente, selecionar a seção à qual deseja(m) submetê-lo; conferir os requisitos de sequência, marcando as caixas de seleção que aparecerão com instruções e lembretes. Redigir comentário para o editor, caso julgue(m) necessário. Depois, selecionar a opção “Autor” e aceitar a declaração de direitos autorais, caso esteja(m) de acordo com as diretrizes.

O(s) autor(es) deve(m), então, adicionar os arquivos a serem enviados, certificando-se de que o manuscrito tenha seguido as seguintes instruções:

  • Preparação do manuscrito

Após o cadastro, o autor deverá realizar o download do Template da revista (portuguêsespañolenglish).

Título

Deve estar presente nos idiomas português, espanhol e inglês.

Nome do(s) autor(es)

Deve constar conforme o(s) autor(es) desejam que seja publicado.

Afiliação institucional

Instituição (SIGLA), Cidade – Estado (SIGLA) – País. Resumo sobre o autor (CARGO E DEPARTAMENTO). URL do ORCID. E-mail.

Resumo

O texto do resumo deve estar formatado da seguinte forma: (I) Fonte Times New Roman; (II) Tamanho 12pts; (III) Alinhamento justificado; (IV) Espaçamento entre linhas simples e sem recuos; (V) Até 150 palavras.

Palavras-chave

Use até 05 (cinco) palavras-chave, separando-as por ponto. Devem ser padronizadas de acordo com os tesauros: Thesaurus Brasileiro de Educação, no Thesaurus de Educação da Unesco (IBE Education Thesaurus) ou Thesaurus Europeu dos Sistemas Educativos.

Resumen

El texto del resumen debe tener el siguiente formato: (Y) Fuente Times New Roman; (II) Tamaño 12pts; (III) Alineación justificada; (IV) Interlineado simple sin sangría; (V) Hasta 150 palabras.

Palabras-clave

Utilice hasta 05 (cinco) palabras clave, separándolas con punto final.

Abstract

The text of the abstract must be structured as follows: (I) Times New Roman font; (II) Size 12pts; (III) Justified alignment; (IV) Simple spacing between lines; (V) Maximum of 150 words.

Keywords

Use up to 05 (five) keywords, separating them with a dot.

Introdução

Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.

Citações

Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018).

- Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página.

- Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo, com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página.

Figuras

As figuras devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.). Elas devem estar formatadas da seguinte forma: numeração em negrito, tamanho 12 e espaçamento simples; título da figura em tamanho 12 e espaçamento simples; e fonte em tamanho 11 e espaçamento simples. A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda.

Tabelas

As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.). As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela.

Quadros

Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.). Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela.

Referências

Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018;

As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda.

Os documentos a serem anexados são:

1) Manuscrito sem identificação;

2) Folha de Rosto;

3) Declaração de Autoria e Originalidade;

Uma vez enviados os arquivos, o próximo passo é inserir os metadados do artigo e dos autores, cadastrando o título e subtítulo do artigo, bem como seu resumo nos três idiomas; dados do(s) autor(es), incluindo resumo da biografia e links do lattes e ORCID; cadastro de palavras-chave também nos três idiomas e inclusão de referências bibliográficas. Após a verificação de todo o conteúdo preenchido, o(s) autor(es) deve(m) confirmar o processo, clicando em “Finalizar Submissão”.

Obs.:  As seguintes precauções devem ser tomadas pelos autores ao submeterem um manuscrito:

- Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação do autor das Propriedades do Documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções, no Mac) > Opções de Segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

- Em PDFs, também remover o nome dos autores das Propriedades do Documento, em Arquivo, no menu principal do Adobe Acrobat.

- Devem ser excluídas do texto todas as informações que identifiquem a autoria do trabalho. O nome dos autores deve ser substituído por “AUTOR”. Se houver autocitações, substituir por “(Autor, ANO)” e nas referências incluir como: “Autor. Ano.”. Também devem ser removidas informações como: nomes de grupos de pesquisa e nome das instituições. Substituir estas informações pela expressão: “[eliminado para efeitos de revisão por pares]”.      

Versões do manuscrito

  • Manuscrito original do autor: qualquer versão anterior à submissão.
  • Manuscrito submetido pelo autor: versão submetida para ser considerada para publicação. Este documento deve estar sem identificação, pois será enviado para avaliação por pares.
  • Manuscrito ressubmetido: manuscrito revisado pelos autores após a avaliação por pares e enviado novamente para avaliação.
  • Manuscrito aceito: versão aceita para publicação a ser enviada para edição de texto. Já é uma versão revisada pelos autores. As informações que foram eliminadas para efeitos de avaliação por pares devem ser inseridas novamente nesta versão.
  • Prova: versão do manuscrito que passou pela edição de texto (revisão, tradução, formatação e normalização) e é disponibilizada para os autores para verificação e aprovação para publicação.
  • Manuscrito publicado: versão publicada do manuscrito no site da revista.

As versões “manuscrito submetido pelo autor”, “manuscrito ressubmetido”, “manuscrito aceito” e “prova” são confidenciais e, em hipótese alguma, poderão ser compartilhadas com terceiros. Estas versões deverão permanecer de acesso apenas para os envolvidos diretamente no fluxo editorial: editores, autores e, quando necessário, avaliadores.

Normas ABNT

Introdução

Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.

Citações

Seguir as normas ABNT – NBR 10520 e NBR 6023.

- Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página. Exemplo: Segundo Sobrenome (ANO, p. 00-00) “[...] x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x”.

- Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo, com recuo de 4cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página. Exemplo:

x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x xx x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x (SOBRENOME, ANO, p. 00-00).

Figuras

As figuras devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.). Elas devem estar formatadas da seguinte forma: numeração em negrito, tamanho 12 e espaçamento simples; título da figura em tamanho 12 e espaçamento simples; e fonte em tamanho 11 e espaçamento simples. A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda. 

Tabelas

As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.). As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela.

 Quadros

Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.). Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela. Exemplo:

REFERÊNCIAS

(Seguir as normas ABNT – NBR 10520 e NBR 6023)

As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda.

Exemplo de referências

Livro

BRAZÃO, J. P. G.; DIAS, A. F. Diversidade sexual e de gênero na academia. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022.

E-book

CASAGRANDE, E. E.; BUENO, G. W.; SANTOS, D. F. L.; MACHADO, L. (org.). Empreendedorismo na prática: Conexões entre ciência, mercado e sociedade. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022. E-book.

Capítulo de livro

SANTOS CRUZ, J. A.; BIZELLI, T. V.; BIZELLI, J. L. Gestão educativa e tecnologias digitais. In: BIZELLI, J. L.; BIZELLI, T. V.; SANTOS CRUZ, J. A. (org.). Educação Escolar em Ibero-América: 15 anos de trajetória. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2021.

Artigo de periódico

 MENEZES-RODRIGUES, F. S.; ERRANTE, P. R.; LIMA, R. Y.; DO CARMO, A. de O.; SILVA, E. F.; GEHRKE, F.; CARVALHO, D. S.; TIKAZAWA, E. H.; FERRAZ, R. R. N.; CARICATI-NETO, A.; TAHA, M. O. Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (mapb) em cursos de graduação na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 340–353, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11660. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11660. Acesso em: 14 mar. 202A3.

Evento

CRUZ, J. A. S.; BIZELLI, J. L.; VARGAS, T. C.; SILVA, C. B. Inovação e conhecimento na educação: formando atores para o século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2019. p. 1-12.

Tese, Dissertação e Monografia

SANTOS CRUZ, J. C. Gestão do conhecimento e gestão editorial: Qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação. Orientador: José Luís Bizelli. 2020. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2020.

Autor institucional, legislação e jurisprudência

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccovil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Recurso Extraordinário 313060/SP. Leis 10.927/91 e 11.262 do município de São Paulo. Seguro obrigatório contra furto e roubo de automóveis. Shopping centers, lojas de departamento, supermercados e empresas com estacionamento para mais de cinqüenta veículos. Inconstitucionalidade. Recorrente: Banco do Estado de São Paulo S/A – BANESPA. Recorrido: Município de São Paulo. Relatora: Min. Ellen Gracie, 29 de novembro de 2005. Lex: jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, São Paulo, v. 28, n. 327, p. 226-230, 2006.

Artigos - Área da Educação

Artigos de revisão e pesquisa

São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.

Artigos teóricos

Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.

Resenhas

Manuscritos informativos e analíticos baseados em obras previamente publicadas, realizados com o objetivo de divulgá-las e analisá-las criticamente, sendo obrigatória a justificativa de sua produção. Sugerimos que os manuscritos submetidos a esta seção apresentem em sua estrutura a referência bibliográfica completa, bem como as credenciais do autor da obra resenhada. Além disso, é indicado que a obra apresente o quadro de referência do autor e informações dentro do domínio de apreciação da obra, descrevendo o julgamento, a forma, o estilo e parâmetros de mérito do texto.

Seção de Comunicações/Short Communication

Reúne textos que são resultado de análises e discussões  acerca de levantamento de um tema relevante – com público-alvo amplo,  realizadas por um ou grupo de investigadores consolidado e que tragam resultados generalizáveis para o campo da Educação e Saude. 

Relatos de Experiência

Manuscritos que apresentem análise e discussão de observações originais, devendo apresentar minimamente em sua estrutura: introdução, estado da arte, relato da experiência e discussão

Artigos - Áreas da Educação e Saúde

Artigos de revisão e pesquisa

São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.

Artigos teóricos

Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.

Artigos - Área da Saúde

Artigos de revisão e pesquisa

São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.

Artigos teóricos

Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.

Relatos de Pesquisa

Manuscritos produzidos com o intuito de divulgar reflexões e/ou resultados de pesquisas, sejam elas experimentais ou documentais. Aceita mais que três autores, acompanhado pelos orientadores, podendo incluir estudantes de graduação. Prioriza colaborações entre grupos de pesquisa ou grandes publicações de um único grupo de pesquisa.

Ensaios

Textos dedicados a defender um ponto de vista de pesquisadores com titulação de doutor. A construção teórica desta produção textual é baseada, principalmente, na opinião do autor. A estrutura recomendada é de introdução, em que se apresenta a tese e a questão a ser debatida; desenvolvimento, com apresentação de argumentos de caráter opinativo e da literatura; e conclusão.

Entrevistas

Manuscritos organizados com o objetivo de divulgação de entrevistas – seja na íntegra, seja sistematizada – com relevância para a área de Educação. Esses manuscritos devem conter a apresentação do entrevistado, transcrição direta ou indireta da entrevista, discussão e considerações finais. Salienta-se que o agente entrevistado não pode ser considerado um dos autores do manuscrito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.