Formação docente e justificativas sobre o baixo aproveitamento escolar
DOI:
https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.1.9818Palavras-chave:
Formação docente. Problemas de aprendizagem. Fracasso escolar. Exclusão escolar.Resumo
O estudo explora a vinculação entre a formação docente e as justificativas correntes sobre o baixo aproveitamento escolar. Tem por objetivos: a) discutir a ligação entre concepções sobre dificuldades de aprendizagem e formação docente; b) destacar a relevância do estudo e da discussão sobre dificuldades de aprendizagem e seu enfrentamento na formação de professores; c) apontar a importância de que os professores adquiram uma visão mais ampla sobre as repercussões das condições socioeconômicas no aproveitamento escolar dos alunos. A partir de dificuldades observadas entre professores em distinguir problemas pontuais e transitórios de aprendizagem, o texto mostra como a circulação de culpas (da criança, da família, do grupo social, dos professores ou da escola) impede uma discussão mais abrangente sobre as condições socioeconômicas que engendram o fracasso e a decorrente exclusão escolar, tanto a explícita (abandono e evasão) quanto à implícita (acesso e frequência sem aprendizagem).
Downloads
Referências
APARECIDO, A. M. B. Os distúrbios de aprendizagem como categoria explicativa para o baixo rendimento escolar: revisão da literatura especializada publicada nas décadas de 60, 70 e 80. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2000.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2002.
CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004.
CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez-Autores Associados, 1980.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
MEIRELES, C. Aprender. Diário de Notícias: Rio de Janeiro, 10.dez.1932. Extraído da Revista Educação, ano 28, n. 245, set.2001.
PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.