Um retrato das pesquisas sobre livros didáticos de sociologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/2359-2419.2021.31.293326

Palavras-chave:

livros didáticos, manuais escolares, ciências sociais, sociologia

Resumo

O artigo analisa a produção científica brasileira, especialmente os artigos que toma como objeto, ou fonte de pesquisa, os livros didáticos (ou manuais) de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política). São analisados aspectos constituintes dessa produção, tais como perfil dos autores e das autoras, os focos das pesquisas, seus métodos, suas técnicas e principais referências. Fica evidenciada a expansão do volume de artigos publicados a partir de 2014, tendo o envolvimento maior de pesquisadoras doutoras em Sociologia. Observou-se que os artigos se voltam prioritariamente à análise interna dos livros didáticos, mais especificamente à análise de conteúdo, havendo uma reduzida preocupação com reflexões metodológicas do campo da manualística. As referências são variadas, não figurando uma rede de citação interna. É explicitado que a figuração do manual escolar como objeto de análise está relacionada às dinâmicas de produção e ao consumo desse recurso didático, tendo o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) uma importante participação nessa dinâmica, e ao recente desenvolvimento do subcampo de pesquisa sobre o ensino de Sociologia.

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro de Educação, Maceió – AL – Brasil.

Docente do programa de Pós-graduação em Sociologia. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil. Doutor em Sociologia. Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (gestões 2018-2020 e 2021-2022). Fundador e editor do Café com Sociologia.

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Publicado

04/03/2022