A educação popular como via de libertação

reflexões a partir do acervo da laje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47284/2359-2419.2022.33.209230

Palavras-chave:

educação popular, subúrbio ferroviário de Salvador, Acervo da Laje

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a importância da educação libertadora em contextos marcados por vulnerabilidade e ausência do Estado, tendo como base a experiência do Acervo da Laje, situado no Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA. Em diálogo com estudiosos da educação e do pensamento popular, inscritos no campo das epistemologias do Sul, discutimos o papel da cultura popular (sistematicamente relegada à posição periférica e subalterna), com seu inesgotável repertório de outros saberes, memórias e criações, como via de insurgência e libertação social, de maneira a possibilitar a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. O foco principal desta pesquisa é investigar a efetividade educacional das ações culturais promovidas pelo Acervo da Laje, que se propõem a compartilhar conhecimentos e experiências junto aos moradores suburbanos, tendo como principal referência existencial a vida dentro do território, sem distinção de formação ideológica, acadêmica ou de qualquer ordem. A pesquisa que resultou neste trabalho é de cunho qualitativo, com abordagem teórico-metodológica fenomenológica, de caráter exploratório. A entrada no campo empírico se deu a partir de um trabalho solicitado numa disciplina como aluno especial, e a partir desse primeiro contato foi realizado o anteprojeto que consolidou minha entrada no programa de mestrado Educação e Contemporaneidade (UNEB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli. O Que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n.40, p.95-103, jul./dez.2013.

ARROYO, Miguel. G. Indagações sobre currículo – educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da educação/Secretaria da Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov/seb/arquivos/pdf. Acesso em 05 de agosto 2018.

ARROYO, Miguel. G. Outros Sujeitos, Outras pedagogias. 2 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

AUGÉ, Marc. Não Lugares: Introdução a uma antropologia da sobre modernidade. 1 ed. Lisboa: 90 graus. 1994.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Editora Schwarcz, 1986.

BOMFIM, Luciano Sérgio Ventin. A ontologia Humana enquanto referência para uma educação popular emancipatória. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 43, p. 205-213, jan./jun. 2015.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular, Editora Brasiliense. 2000.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

COSTA, Marisa; SILVEIRA, Rosa; SOMMER, Luiz Henrique. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. 2003. Disponível em http://hdl.handle.net/10183/129321. Acesso em: 08/2016.

DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e Interculturalidade (interpretação desde a filosofia da libertação). In: BETANCOURT, Raúl Fornet. Interculturalidade: críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004. p. 159-208.

DUSSEL, E. Para uma Ética da Libertação Latino Americana. Tradução de Luiz João Gaio, São Paulo: Ed Loyola; Piracicaba-SP: Editora: UNIMEPE, 1977. (Coleção Reflexão Latino-americana, v 2, tomo III, Erótica e Pedagógica).

DUSSEL, HENRIQUE. 20 Tesis de Política. México: Siglo XXI, 2006.

ESPINHEIRA, Gey. O Parque São Bartolomeu: esquecimento e memória. Parque Metropolitano do Pirajá: história, natureza e cultura. Ana Lúcia Formigli (org) et.al. Salvador: Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, 1998.

FREIRE, Paulo. Manuscritos da Pedagogia do Oprimido. Editora Instituto Paulo Freire – IPF. Santiago. 1968. Disponível em: htpp://acervo.paulofreire.org80/xmlui/handle/7891/3629. Acesso em 20/05/2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

HOBSBAWM. E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LARAIA, Roque Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

LIMA, Adalberto de Salles. Periferias e Subjetividades Juvenis em Salvador-Ba. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas do Centro de Estudos sobre as Américas da Universidade de Brasília, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Ciências Sociais. 2016.

MÉSZARÓS, István. A educação para além do capital. 2 ed, São Paulo: Boitempo, 2008.

MOREIRA. Andreane Pereira. A MORADA DA BELEZA: Educação Popular, Estética e Libertação a partir da experiência do Acervo da Laje. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, Câmpus I. 2020

MORIN, Edgar. Reiventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. Tradução de Irene Reis dos Santos. São Paulo: Athena, 2016.

MOTA, Sueli. Dom Milani e Paulo Freire: Experiência de educação cidadã e democrática. IN: BOSCOLO, Gianni. (Org). Encontro Sustentabilidade na diversidade – Insurgência educacional na atualidade/ Dom Milani, Danilo Dolci, Paulo Freire. Scanjet. Salvador, 2018.

NASCIMENTO, Antônio Dias. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 19, n. 34, p. 23-37, jul./dez. 2005.

NASCIMENTO, Antônio Dias. Organização de Base: a reinvenção da participação da participação popular. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia. Salvador: FFCH – Universidade Federal da Bahia, 1985.

SCHACHTER, Christel. Apontamentos sobre Danilo Dolci. In: BOSCOLO, Gianni. (Org). Encontro Sustentabilidade na diversidade – Insurgência educacional na atualidade/ Dom Milani, Danilo Dolci, Paulo Freire. Scanjet. Salvador, 2018.

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SANTOS, José Eduardo Ferreira. Education for Beauty in Acervo da Laje (The Laje Colletion) and the Emergency of Creative Work at the Outskirts of Salvador, Brazil. In: Pernille Hviid; Mariann Märtsin. Culture in Education and Education e Culture. Tensioned Dialogues and Creative Construcions. Ed Springer, 2018

SANTOS, José Eduardo Ferreira. Acervo da Laje: memória estética e artística do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia. São Paulo: Scortecci, 2014.

SANTOS, José Eduardo Ferreira. Nascente da Beleza: História, arte, religiosidade e música na cultura brasileira. São Paulo: Scortecci, 2013.

SANTOS, José Eduardo Ferreira. Arqueologia do Subúrbio Ferroviário: O mundo em uma casa. Conferência realizada no dia 14 de junho de 2018 no Auditório Mastaba da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, com participação de Federico Calabrese, Ana Carolina Bierrenbach e Glória Cecília Figueiredo, 2018.

SPIVAK, Gayatri Chakravoty. Pode o Subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

03/08/2023