Apresentação do dossiê “Sociolinguística e ensino de línguas” da Revista Entrelínguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13710

Palavras-chave:

Sociolinguística e ensino de línguas, Dossiê, Crenças e atitudes linguísticas, Norma e políticas linguísticas, Revista Entrelínguas.

Resumo

Trata-se de uma introdução sobre a temática proposta, na qual se ressalta a importância dos estudos sociolinguísticos para o ensino, a aquisição e aprendizagem de línguas. Além disso, apresenta-se cada  texto do material, começando pelas entrevistas a representantes significativos e atuais da sociolinguística variacionista (Francisco Moreno Fernández e Juan Manuel Hernández Campoy) dos âmbitos hispânico e anglosaxão, respectivamente; em seguida, discorre-se sobre os dez artigos que tratam da temática sob duas perspectivas: atitudes e crenças linguísticas dos falantes e normas e políticas linguísticas. Por último, comentam-se as resenhas de dois livros vinculados à temática do dossiê: The Routledge handbook of Spanish as a heritage language, editado por Kim Potowsky, 2018, Nova York, editora Routledge, e La trastienda de la enseñanza de lenguas extranjeras, de Francisco García Marcos, 2018, da coleção Interlíngua da Editora Comares de Granada/Espanha. A apresentação é um convite aos leitores a desfrutarem da leitura do dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egisvanda Isys de Almeida Sandes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP – Brasil. Docente do Departamento de Letras. Pós-doutora pela Universidad de Granada (Espanha) e Universidad de Educación a Distancia (UNED-Madri-Espanha).

Antonio Manjón-Cabeza Cruz, Universidad de Granada

Profesor Titular del Departamento de Lengua Española, Facultad de Filosofía y Letras.

Elena Fernández de Molina Ortés, Universidad de Granada

Profesora Doctora del Departamento de LenguaEspañola de la Facultad de Filosofía y Letras.

Referências

ÁVILA-MUÑOZ, A. M. Distribuição social do léxico dialético na cidade de Málaga. Reflexões sobre a utilidade do uso de dialetismos em sala de aula de línguas estrangeiras. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 37–51, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13207

CRUZ ORTIZ, R. Os bastidores do ensino de línguas estrangeiras. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 229–233, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13621

CRUZ, A. M. Semelhanças e diferenças na avaliação das variedades de espanhol de futuros professores e população geral. Dados de Granada (Espanha). Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 52–70, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13220

FUENTES GONZÁLEZ, A. D. A realidade e o padrão nas estadias de estudantes irlandeses de erasmus: “… no entendí nada. Ahora, estoy acostumbrado a esta desesperación de LA «S»". Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 123–145, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13301

GHESSI, R. R.; BERLINCK, R. A. Avaliação, atitudes, crenças linguísticas e o ensino de língua portuguesa: uma reflexão a partir de testes com professores de ensino médio. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 108–122, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13270

HERNÁNDEZ CAMPOY, J. M.; CUTILLAS ESPINOSA, J. A.; BRITAIN, D. Variação e competência sociolinguísticas no ensino de inglês como língua estrangeira. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 183–201, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13379

HORNO-CHELIZ, M. del C.; VICENTE-MOLINERO, C. A competência sociolinguística como um mecanismo de integração de migrantes. Um estudo sobre as expectativas pragmáticas do espanhol em três situações comunicativas básicas: trabalho, saúde e educação. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 71–85, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13267

MALAVER, I. Autobiografia linguística. Atitudes, crenças e reflexões para o ensino de línguas. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 202–219, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13664

MARCOS, F. G. As ATAL andaluzas. É possível um planejamento linguístico não linguístico? Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 86–107, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13268

RUIZ-GONZÁLEZ, N. O manual de Routledge de espanhol como língua patrimonial. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 220–228, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13596

SANDES, E. I. de A.; MANJÓN-CABEZA CRUZ, A.; MOLINA ORTÉS, E. F. de. Apresentação do dossiê “Sociolinguística e ensino de línguas” da Revista Entrelínguas. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 1–10, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13710

SANDES, E. I. de A.; MANJÓN-CABEZA CRUZ, A.; MOLINA ORTÉS, E. F. de. Entrevista com o sociolinguista Francisco Moreno Fernández. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 11–21, 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13727

SANDES, E. I. de A.; MANJÓN-CABEZA CRUZ, A.; MOLINA ORTÉS, E. F. de. Entrevista com o sociolinguista Juan Manuel Hernández-Campoy. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 22–36, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13728

SENE, M. G. de; SANDES, E. I. de A. Análise de alguns traços fonológicos graduais na escrita sob a perspectiva da sociolinguística educacional. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 167–182, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13326

SVETOZAROVOVÁ, R. Reconhecimento das variedades geográficas do espanhol por estudantes da “ele” da Eslováquia, República Checa e Polônia. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 146–166, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13318

Publicado

21/05/2020

Como Citar

SANDES, E. I. de A.; MANJÓN-CABEZA CRUZ, A.; MOLINA ORTÉS, E. F. de. Apresentação do dossiê “Sociolinguística e ensino de línguas” da Revista Entrelínguas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 1–10, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i1.13710. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13710. Acesso em: 2 dez. 2022.