Análise de alguns traços fonológicos graduais na escrita sob a perspectiva da sociolinguística educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i1.13326

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem da escrita, Português do Brasil, Oralidade na escrita, Sociolinguística Educacional, Traços fonológicos graduais.

Resumo

A escola brasileira enfrenta desafios, sobretudo no que diz respeito à escrita ou, mais especificamente, ao aprendizado da norma padrão difundida de maneira intensiva nos manuais escolares. No processo de ensino/aprendizagem da modalidade escrita, ignora-se a influência da oralidade, de que maneira os hábitos da fala são frequentemente representados nos textos escolares e como estes refletem variáveis comuns no falar do Português Brasileiro (PB). Sendo assim, o presente artigo objetiva analisar traços fonológicos graduais na escrita presentes em redações escolares do 6º ano segundo os princípios da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005). Foram selecionados e analisados os três tipos de desvios mais frequentes de acordo com a pesquisa de Sene (2018), através dos quais observou-se que os princípios da Sociolinguística Educacional são cruciais para compreender que tais desvios não devem ser vistos como fonte de conflito no espaço escolar, mas sim como oportunidade de reflexão sobre a importância da variação linguística e do saber sociolinguístico.

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Biografia do Autor

Marcus Garcia de Sene, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2015). É mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara) (2018) e doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição. É membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL e sócio da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Egisvanda Isys de Almeida Sandes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

É Pós-doutora pela Universidad de Granada (Espanha) e Universidad de Educación a Distancia (UNED-Madri-Espanha), com pesquisa sobre a incidência dos fatores internos e externos na aquisição e aprendizagem do aspecto fônico da língua espanhola em estudantes brasileiros residentes na Espanha (2019). É Doutora pela Universidade de São Paulo (2010), em Fonética e Fonologia do espanhol e análise das dificuldades dos alunos brasileiros aprendizes de E/LE. É Magíster pela Universidad Nacional Española (UNED) e pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) de Madri (2009), com pesquisa na mesma área e, Mestre pela Universidade de São Paulo (2004), com pesquisa sobre aquisição e aprendizagem dos estudantes brasileiros de E/LE durante a construção de orações subordinadas adverbiais introduzidas por preposição do espanhol e a presença do infinitivo flexionado do português. Atualmente é professora na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara)

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

SENE, M. G. de; SANDES, E. I. de A. Análise de alguns traços fonológicos graduais na escrita sob a perspectiva da sociolinguística educacional. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 167–182, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i1.13326. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13326. Acesso em: 26 dez. 2024.

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