A tragédia de gueto de varsóvia na Esposa de Zookepper, de D. Akkerman: livro e filme
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.8.16353Palavras-chave:
Não ficção, Literatura de massa, Histórias naturalistas, Imagens de animais, Síntese de fato e ficção, Versão em tela, HolocaustoResumo
O objeto desta pesquisa é a síntese de dois fenômenos completamente distintos: a tragédia do Holocausto e as “histórias naturalistas”. Característica distintiva das obras sobre o Holocausto, tanto cinema como literária, é a base documental indispensável. O próprio tema escolhido causa documentalismo. É possível rastrear o caminho de D. Ackerman para escrever o romance Esposa de Zookepper, desde o interesse profissional na preservação de animais nas condições de ocupação até o apelo à história do Holocausto, resistência e heroísmo. O autor tenta representar os acontecimentos em Varsóvia através de um prisma de especificidades da fauna, mantendo a visão científica do naturalista sobre a natureza dos acontecimentos. A comparação constante de pessoas e animais resulta em um certo borramento das fronteiras entre esses dois mundos. O escritor constantemente coloca os leitores em uma situação de escolha moral.
Downloads
Referências
Amineva, V.R. (2015). Phenomenon of border in interliterary dialogues. Journal of language and literature (JLL), ISSN: 2078-0303, 6(2), 246 – 249.
Erskine, R. (2009). Literature of the Holocaust. Infobase Publishing, 334 p.
Ezrahi, S.D. (2008). By Words Alone: The Holocaust in Literature. University of Chicago Press, – 276 p.
Gigliotti, S., & Earl, H. (2020). A Companion to the Holocaust. John Wiley & Sons, - 720 p.
Lisenko Anzhela, R., & Shevchenko Elena, N. (2017). The Performative Nature of Modern Theater (As Exemplified by The Performances of The 'Rimini Protokoll' Group and The Projects of Christoph Schlingensief). Ad Alta-Journal of Interdisciplinary Research, 7(2), 210-212.
Nesmelova, O. (2012). War, Fascism, Totalitarianism - by Means of Nonfiction. Philology and Culture, 4(30), 26-29.
Nesmelova, O., & Konovalova, Zh. (2015). Artistic person concept in nonfiction. Philology and Culture, 3(41), 238-241.
Roskies, D.G., & Diamant, N. (2012). Holocaust Literature: A History and Guide. UPNE, – 355 p.
Shchepacheva, I.V., & Karasik, O.B. (2016). To Whom the Oscar Goes: The Image of African American in Percival Everett's Novel and Sidney Poitier's Films. Journal of Organizational Culture, Communications and Conflict, 20, 215-219.
Zverev, A.M. (1991). The mass literature images of the USA. Moscow, - 336 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.