Reprodução da modalidade intersemiótica na adaptação cinematográfica do romance "Harry Potter e a Pedra Filosofal"
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v8i00.17592Palavras-chave:
Tradução, Tradução intersemiótica, Modalidade, Adaptação cinematográfica, Harry PotterResumo
O artigo centra-se na formulação da estratégia de reprodução das palavras modais em tradução intersemiótica sobre a adaptação cinematográfica de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J. K. Rowling. Visa-se, aqui, descrever as estratégias adaptativas da reprodução de palavras modais em tradução intersemiótica durante a adaptação de obra literária, que pode ser expressa em representação, gestos, movimentos e planos. Esta abordagem permite refletir elementos como fenômenos naturais, edifícios, objetos móveis e imóveis. Explorou-se a utilização de estratégias adaptativas nas duas semioses, bem como a modalidade do autor, e apresentou-se a comparação dos diálogos das obras. Foi estabelecido que, nas obras literárias, as palavras modais são frequentemente encontradas nas palavras do autor e nas reflexões dos personagens, ou seja, nos segmentos susceptíveis à corrosão durante tradução intersemiótica. Portanto, a fim de manter intencionalidade autoral, os tradutores recorrem a certas estratégias. Assim, neste artigo, essas estratégias foram identificadas no exemplo estudado.
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