Sun, 01 Jan 2023 in Revista EntreLínguas
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ENSINO DE INGLÊS
RESUMO:
Os instrumentos auxiliares de ensino como interface têm conseguido desempenhar bem o seu papel e seria melhor se os professores tivessem as habilidades necessárias para usar essas ferramentas. Hoje, especialistas e pensadores de todo o mundo enfatizam a importância e determinam o papel da tecnologia educacional no processo de aprendizagem e acreditam que o uso ideal de facilitadores de ensino em vez de professores terá um efeito construtivo na melhoria da qualidade da educação. Devido aos problemas do sistema educacional do nosso país no ensino de inglês e à falta de habilidades dos alunos treinados, especialmente em falar, ouvir e escrever, muitos pais tentam cobrir essa deficiência no sistema educacional recorrendo a escolas avançadas. Assim, neste artigo, decidimos examinar o papel do ensino de tecnologias assistivas na facilitação do ensino de língua inglesa em salas de aula.
Main Text
Introdução
Na contemporaneidade, a atitude dos pensadores em relação aos objetivos educacionais mudou completamente. O desenvolvimento e as diferenças de ideias são devidos à aplicação de métodos educacionais no passado. Quanto ao conhecimento, a aprendizagem ocorre quando os fatores padrão se juntam. Espaço educativo, conteúdos educativos, regras e regulamentos, e a condição física e mental do professor e dos auxiliares de ensino também são de vital relevância. Isto posto, o impacto da tecnologia na educação tem sido estudado por muitos pesquisadores nas últimas quatro décadas. Os resultados de pesquisa mais proeminentes e típicos neste campo estão relacionados ao impacto da tecnologia na educação, fatores de uso e não uso e a possibilidade de como facilitar seu uso no desenvolvimento de modelos de ensino.
De acordo com o avanço da tecnologia da informação (TIC) e a penetração das telecomunicações nas profundezas da sociedade, as ferramentas e métodos de educação também evoluíram. A evolução dessas foi tal que cada indivíduo e lugar pode aprender com suas instalações e no período que especificam. Atualmente, ao introduzir novas tecnologias educacionais e, especialmente, o acesso à Internet entre a comunidade inclusiva nas escolas e sua influência nas culturas globais e não indígenas, gerou uma situação em que a educação é inevitavelmente adaptada às novas necessidades de acordo com os desejos da época. Assim, a seleção e a realização de novas funções exigem uma revisão do sistema educativo.
Especificamente, a língua inglesa, com suas quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever), precisa de tecnologia educacional e de novos planejamentos. Computadores e softwares educacionais estão entre as ferramentas de ensino de inglês mais práticas da última década. Portanto, o principal objetivo da tecnologia educacional no ensino de línguas tem sido nesta seção, e o design e a avaliação dos currículos e do ensino são baseados nesse princípio. De acordo com o uso do computador, da televisão, de fitas, de mídia, dos materiais de aprendizagem programados e de outras técnicas, essas dão ao professor mais oportunidades de projetar o trabalho individual e em grupo com os alunos.
Assim, usar ferramentas tecnológicas com precisão impedirá que o professor atue como palestrante e criará uma espécie de atmosfera mental na sala de aula que leva ao aprendizado real. Essas ferramentas ajudam o professor a ser um profissional, e o uso dos materiais didáticos permite que os alunos e o professor não confiem apenas no livro didático como o único arcabouço de conhecimento.
A tecnologia educacional, então, é projetada para ajudar a fornecer esse tipo de treinamento. Os computadores e a tecnologia são uma ameaça significativa e uma fonte de insegurança para os professores de todo o mundo; Sites e blogs, wikis, softwares, revistas, etc, posto que podem, de alguma forma, ofuscar a segurança no emprego dos professores. Alguns países, então, fizeram esforços institucionais significativos para tornar suas ferramentas mais inteligentes e, como resultado, os efeitos positivos dos computadores no ensino de idiomas foram comprovados.
Há interesse, contudo, de muitos professores para usar computadores no ensino de línguas. Além disso, a falta de tempo suficiente para se dedicar a atividades extracurriculares e as dificuldades em combinar o novo padrão em sala de aula estão entre as razões mais importantes para isso. As atitudes e a atenção dos professores têm um grande impacto no uso da computação significativa em sala de aula. Enfatiza-se, também, que as crenças pessoais dos professores sobre o uso da tecnologia no ensino de idiomas influenciam a tomada de decisões, que é o fator crítico que influencia o uso da tecnologia.
Da mesma forma, a correlação bem-sucedida entre a tecnologia e a sala de aula depende dos próprios professores, como sua inferência e atitude. Deve-se, ainda, salientar que as inferências e atitudes dos professores em relação ao ensino e à tecnologia podem ser consideradas fatores desvinculantes e facilitadores que lhes dão confiança suficiente para usar a tecnologia. Os registros privados dos professores, como confiança pessoal, a propensão a usar a tecnologia e o desejo de novos métodos são fatores críticos que podem fazer uma grande diferença na tecnologia e nos computadores no contexto da sala de aula. Logo, organizações institucionais, conselhos educacionais (regionais e nacionais) e até mesmo editoras voltam sua atenção para a educação a distância e on-line. Como resultado, os computadores não são mais a única ferramenta para enviar mensagens e procurar informações.
Revisão de literatura
Muitos escritores escreveram sobre tecnologia educacional. Na maioria das vezes, todavia, eles examinaram o método diferente da tecnologia educacional. As novas tecnologias, especialmente, afetam o desempenho de aprendizagem dos alunos de línguas de várias maneiras. O efeito dessas sobre os aprendizes de línguas tem sido objeto de pesquisa por especialistas em educação por muitos anos. Nesses estudos, investiga-se a relação entre aprendizagem e tecnologia educacional em diferentes dimensões. Os resultados obtidos na mostraram, na maioria das vezes, o efeito positivo dessas tecnologias no processo de aprendizagem. O tempo desta é reduzido ao usar um computador em comparação com o método tradicional, ou seja, a velocidade de aprendizagem é aumentada. O uso de simulação e software intelectual de alto nível pode melhorar o desempenho matemático dos alunos e o uso de computadores aumenta a velocidade de aprendizagem dos alunos, bem como impulsiona sua confiança e autoestima na aprendizagem. Além disso, a tecnologia educacional ajuda os alunos a atingir metas educacionais e melhora as habilidades básicas, como leitura, escrita e aritmética. Além disso, há o envolvimento dos alunos com a aprendizagem e, como resultado, eles gastam menos tempo para fazer a lição de casa.
Materiais e métodos
O método desta pesquisa é semi-experimental ou quase-experimental de acordo com o tema, objetivos e hipóteses. Nesta pesquisa, foram estabelecidos dois grupos, um pautado pelo ensino com o método tradicional e o outro com ensino aliado ao advento da tecnologia educacional. Os experimentos foram avaliados para seis componentes: tempo de aprendizagem, velocidade de aprendizagem, impacto da aprendizagem, desempenho dos alunos na aprendizagem, contribuição para os objetivos educacionais e conflito de aprendizagem. Em seguida, foram investigadas as características de ambos os métodos. Depois, foram avaliados os motivos para o uso da tecnologia educacional. Finalmente, o futuro da tecnologia educacional foi avaliado.
O conceito de material didático
Qualquer coisa que possa aumentar a qualidade do ensino e da aprendizagem é um auxílio didático. A mídia foi o primeiro instrumento usado na educação, que se seguiu por outros, como imagens, mapas, slides, filmes e muitas outras mídias que entraram no processo de educação.
A importância do material didático
Pesquisas mostram que através do ensino ordinário (educação tradicional), apenas 30% do material é aprendido, enquanto se o aprendizado for feito com o uso correto de ferramentas de comunicação, aumentará a taxa de aproveitamento para 75%.
Benefícios das ferramentas e tecnologias educacionais
A tecnologia educacional tem o potencial de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, incluindo:
• Individualizar a educação;
• Melhorar a qualidade do ensino;
• Lidar com os problemas da educação coletiva;
• Criar igualdade de oportunidades educativas;
• Proporcionar educação continuada;
• Fortalecer o papel do professor;
• Enfatizar os aspectos humanos da educação.
Características das ferramentas educacionais
Os materiais didáticos incluem mídia, imagens, o uso de peças de teatro, jogos educativos e a criação de pequenos grupos de alunos para atividades de aprendizagem e gostos que tornam o ensino muito desejável e atraente, e o objetivo de usar uma variedade de materiais didáticos é facilitar e agilizar o processo de ensino e a aprendizagem. O uso de materiais e ferramentas educacionais causa mais atenção dos alunos e, como resultado, reduz o impacto das barreiras físicas de comunicação e estabelece mais comunicação e compreensão entre docente e discente.
De fato, os materiais didáticos fazem parte da tecnologia educacional que visa resolver problemas e questões educacionais, examinando e controlando todos os fatores que afetam a aprendizagem e o conjunto de componentes do processo educacional. Alcançar esse objetivo não é uma tarefa fácil, pois, além das mudanças e reformas necessárias no sistema tradicional centrado no professor, a competência científica e prática dos professores deve ser aprimorada por meio da formação necessária, que é uma das formas de reconhecer e aplicar diferentes conceitos.
A necessidade de usar a tecnologia no sistema de ensino escolar
O advento das novas tecnologias aumentou o interesse em adquirir conhecimento de várias formas e adequadas a diferentes situações. Pode-se afirmar que a quantidade de informação humana dobra a cada cinco anos. Em outras palavras, a informação total disponível para um aluno em 1997 é inferior a um por cento da informação que estará disponível para outros alunos em 2050. Portanto, devido às vastas e difundidas mudanças nas sociedades, as pessoas precisam de educação moderna para responder às necessidades complexas da sociedade contemporânea, o que não será possível, exceto com mudanças no sistema educacional e nos ambientes de aprendizagem.
A eficácia dos materiais didáticos no ensino de inglês
Uma das coisas mais importantes para o sucesso da aprendizagem de línguas é a disponibilidade e o apelo do conteúdo. Para muitos alunos de línguas, porém, tanto na sala de aula como para aqueles que estudam em casa, esse acesso é geralmente limitado por soluções TIC. É por isso que os educadores há muito consideram as tecnologias de informação e comunicação. Essas tecnologias geralmente são mais econômicas do que a mídia impressa ou o áudio gravado. Além disso, as apresentações em PowerPoint podem criar conexões mais fortes no cérebro dos alunos.
Proporcionar oportunidades de comunicação
A participação em várias comunicações na língua que está a ser ensinada é outra condição essencial para uma aprendizagem bem-sucedida. A maioria dos alunos não tem essas oportunidades. Contudo, até agora, foi dada especial atenção à criação desses acessos no ensino com a ajuda de tecnologias modernas e e-learning, para que os alunos possam se comunicar bem em inglês. Os esforços nesta área podem ser agrupados em duas categorias: comunicação e conversação com o próprio computador e comunicação e conversa com a ajuda de computadores com o público remoto.
O futuro da aprendizagem usando material didático e tecnologia
Os alunos são um fator importante para mudar o mundo. Portanto, a educação continuada deve ser um dos objetivos mais importantes da aprendizagem. Enquanto isso, a tecnologia educacional pode servir à aprendizagem ao longo da vida dos alunos. Estudos também mostraram que, em salas de aula que usam tecnologia, os alunos estão mais dispostos a trabalhar com os professores, fazer sua lição de casa e escolher uma abordagem participativa para resolver problemas complexos.
Pesquisas sobre o impacto da tecnologia na escrita mostram que os alunos que usam teclados na escrita podem escrever mais facilmente do que com lápis e canetas; é por isso que os alunos podem aprender a escrever melhor usando muita prática de pesquisa por computador para encontrar informações no teclado. Além disso, torna isso possível em qualquer assunto. Ademais, softwares como bancos de dados, planilhas e mapas conceituais ajudam os alunos a organizar e avaliar dados e informações que acessaram on-line. Como resultado, os alunos podem expressar seus pensamentos e ideias de forma clara e criativa usando meios de comunicação, como palavras, imagens, mídia audiovisual e outras tecnologias.
Da mesma forma, quando os alunos sentem que podem fazer algo com seus professores, pais e colegas de classe, eles se sentem satisfeitos. Na sala de aula, alguns professores tendem a usar a mídia digital para reforçar as habilidades básicas nos alunos usando a tecnologia de imagem e vídeo, podendo trazer o mundo para a sala de aula. Portanto, é necessário fornecer o terreno para o uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem o mais rápido possível.
Conclusão
Se o sistema educacional anterior se beneficiava apenas de professores e educadores e os livros eram considerados como a principal fonte de informação na educação, hoje a educação se depara com novas ferramentas e ambientes de comunicação. Avanços recentes na indústria de computadores e informação e o advento de redes de informação locais, regionais e internacionais, especialmente a Internet, introduziram novas mídias, tecnologias de comunicação, ferramentas e métodos para designers, planejadores, gerentes e executivos de programas educacionais. A penetração das novas tecnologias de informação nos centros educacionais (das escolas às universidades) e até mesmo nos lares transformou as simples relações professor-aluno em geral.
Desta forma, os padrões tradicionais de aprendizagem evoluíram e os usuários estão expostos a grandes quantidades de conhecimento e informação. Como é óbvio, há uma diferença significativa entre os dois métodos de ensino através da rede e da tecnologia e o ensino da forma tradicional, usando este método através da rede, há um efeito significativo sobre os alunos de línguas. A taxa de sucesso dos alunos em cursos de formação assistidos por computador tem sido superior ao método tradicional. Seu sucesso também se deve a uma maior interação com o professor por meio da Internet, que fornece feedback, bem como à disponibilidade on-line do professor e à criação de um ambiente de aprendizagem colaborativa.
Uma vez que a língua inglesa inclui várias habilidades diferentes (ouvir, falar, escrever, etc.) e os alunos da escola tradicional, principalmente, enfrentam muitas dificuldades na aprendizagem, usar novas maneiras e métodos, juntamente com materiais de treinamento de qualidade pode resolver muitos dos problemas discentes. Logo, o uso de recursos de computador, bem como e-learning, pode ajudar os professores na sala de aula e, ao mesmo tempo melhorar a qualidade do ensino, deixando os alunos fascinados pelo aprendizado.
RESUMO:
Main Text
Introdução
Revisão de literatura
Materiais e métodos
O conceito de material didático
A importância do material didático
Benefícios das ferramentas e tecnologias educacionais
Características das ferramentas educacionais
A necessidade de usar a tecnologia no sistema de ensino escolar
A eficácia dos materiais didáticos no ensino de inglês
Proporcionar oportunidades de comunicação
O futuro da aprendizagem usando material didático e tecnologia
Conclusão