Sociologia e projeto de vida como expressões de contradições
disputas sobre os currículos, concepções de escola e juventudes
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v29iesp1.19386Palavras-chave:
Sociologia, Projeto de Vida, Currículo, Reformas educacionaisResumo
Este artigo tem como objetivo mostrar que as disciplinas de Sociologia e Projeto de Vida, presentes no Currículo Paulista da Etapa do Ensino Médio, expressam disputas entre grupos sociais acerca de diferentes modelos de escola e educação, e como estes conflitos são refletidos em mobilizações estudantis. Assim, a partir de levantamento bibliográfico, este trabalho retoma estudos que analisam historicamente a construção dos currículos e das reformas curriculares, relacionando-os aos contextos políticos e sociais. Desta forma, o texto apresenta como, especialmente a partir dos anos 1980, a Sociologia esteve ligada às mobilizações democráticas de movimentos sociais no processo de superação do modelo de escola (e sociedade) defendido pelos governos militares; e como o Projeto de Vida se destaca como componente essencial na formação dos sujeitos na escola do neoliberalismo, cujo conteúdo foi originado pela intervenção de instituições do capital privado na elaboração e implementação das políticas públicas educacionais. Porém, este processo não tem ocorrido sem contradições, que têm na juventude um sujeito determinante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.