Sociologia e projeto de vida como expressões de contradições

disputas sobre os currículos, concepções de escola e juventudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v29iesp1.19386

Palavras-chave:

Sociologia, Projeto de Vida, Currículo, Reformas educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que as disciplinas de Sociologia e Projeto de Vida, presentes no Currículo Paulista da Etapa do Ensino Médio, expressam disputas entre grupos sociais acerca de diferentes modelos de escola e educação, e como estes conflitos são refletidos em mobilizações estudantis. Assim, a partir de levantamento bibliográfico, este trabalho retoma estudos que analisam historicamente a construção dos currículos e das reformas curriculares, relacionando-os aos contextos políticos e sociais. Desta forma, o texto apresenta como, especialmente a partir dos anos 1980, a Sociologia esteve ligada às mobilizações democráticas de movimentos sociais no processo de superação do modelo de escola (e sociedade) defendido pelos governos militares; e como o Projeto de Vida se destaca como componente essencial na formação dos sujeitos na escola do neoliberalismo, cujo conteúdo foi originado pela intervenção de instituições do capital privado na elaboração e implementação das políticas públicas educacionais. Porém, este processo não tem ocorrido sem contradições, que têm na juventude um sujeito determinante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André da Rocha Santos, Professor de Sociologia do IFSP, Campus Registro e pesquisador de pós-doutorado em Ciência Política na UFSCar, SP, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Registro, onde coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Política, Cultura e Sociedade (EPCS). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e Pensamento Social no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político brasileiro; intelectuais e marxismo; Estado e democracia; cidadania e movimentos sociais; ditadura e democracia no Brasil; sociologia da educação e ensino de ciências sociais.

Publicado

06/12/2024

Como Citar

MOIMAZ, R. S.; SANTOS, A. da R. Sociologia e projeto de vida como expressões de contradições: disputas sobre os currículos, concepções de escola e juventudes. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 29, n. esp1, 2024. DOI: 10.52780/res.v29iesp1.19386. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/19386. Acesso em: 19 dez. 2024.