A Comissão Nacional da Verdade e a reconstituição do passado recente brasileiro: uma análise preliminar da sua atuação

Autores

  • Carlos Artur Gallo UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Pós-Graduação em Ciência Política. Porto Alegre - RS – Brasil.

Palavras-chave:

Comissões da Verdade, Ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), Memória da repressão política,

Resumo

Neste estudo, analisa-se o surgimento e a atuação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) criada no Brasil para lidar com a memória da repressão política praticada durante a ditadura civil-militar iniciada em 1964. Para melhor organizar a exposição, o estudo encontra-se dividido em duas seções. Na primeira, é analisado o processo de elaboração do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e do Projeto de Lei que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV). Na segunda, analisamos os resultados produzidos pelos trabalhos da Comissão, atentando para os percalços surgidos em sua trajetória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Artur Gallo, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Pós-Graduação em Ciência Política. Porto Alegre - RS – Brasil.

Bacharel em Direito (UniRitter, 2007) e em Ciências Sociais (UFRGS, 2010). Especialista em Direito Internacional (UFRGS, 2009). Mestre (2012) e Doutorando em Ciência Política (UFRGS). Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

19/01/2016

Como Citar

GALLO, C. A. A Comissão Nacional da Verdade e a reconstituição do passado recente brasileiro: uma análise preliminar da sua atuação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 39, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7457. Acesso em: 17 nov. 2024.