A Comissão Nacional da Verdade e a reconstituição do passado recente brasileiro: uma análise preliminar da sua atuação
Palavras-chave:
Comissões da Verdade, Ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), Memória da repressão política,Resumo
Neste estudo, analisa-se o surgimento e a atuação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) criada no Brasil para lidar com a memória da repressão política praticada durante a ditadura civil-militar iniciada em 1964. Para melhor organizar a exposição, o estudo encontra-se dividido em duas seções. Na primeira, é analisado o processo de elaboração do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e do Projeto de Lei que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV). Na segunda, analisamos os resultados produzidos pelos trabalhos da Comissão, atentando para os percalços surgidos em sua trajetória.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19/01/2016
Como Citar
GALLO, C. A. A Comissão Nacional da Verdade e a reconstituição do passado recente brasileiro: uma análise preliminar da sua atuação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 39, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7457. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.