A Comissão Nacional da Verdade e a reconstituição do passado recente brasileiro: uma análise preliminar da sua atuação
Palabras clave:
Comissões da Verdade, Ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), Memória da repressão política,Resumen
Neste estudo, analisa-se o surgimento e a atuação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) criada no Brasil para lidar com a memória da repressão política praticada durante a ditadura civil-militar iniciada em 1964. Para melhor organizar a exposição, o estudo encontra-se dividido em duas seções. Na primeira, é analisado o processo de elaboração do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e do Projeto de Lei que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV). Na segunda, analisamos os resultados produzidos pelos trabalhos da Comissão, atentando para os percalços surgidos em sua trajetória.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
19/01/2016
Cómo citar
GALLO, C. A. A Comissão Nacional da Verdade e a reconstituição do passado recente brasileiro: uma análise preliminar da sua atuação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 39, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7457. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.