Alimentação saudável

Um olhar com base na sociologia econômica, nas práticas de consumo de elites e de em práticas bifurcacionais de influencers francesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v27i00.15244

Palavras-chave:

Sociologia econômica, Elites, Alimentação saudável, Influencers digitais

Resumo

O artigo apresentado conta com inspiração da Sociologia Econômica e buscará analisar o tema da alimentação saudável na França. Para isso, analisaremos discursos de blogueiras e influencers francesas adeptas deste tipo de alimentação na rede social do Instagram. Nosso objetivo é trabalhar com três proposições teóricas: desvendar algumas estratégias representacionais e simbólicas das agentes estudadas para além do homo economicus; verificar propriedades elitizadas veiculadas com base em um mercado de luxo; averiguar a evidência dos gostos e disposições dos agentes, bem como, de fragmentos de trajetórias e motivações eventuais e ocasionais para direcionar esse tipo de consumo. O método utilizado será a análise dos conteúdos da rede social de forma qualitativa. Nossa análise evidencia a averiguação e a afirmação das três proposições de pesquisa supracitadas.

 

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Biografia do Autor

Thais Joi Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas – BA – Brasil

Professora Adjunta. Pós-Doutorado na Université de la Sorbonne. Doutorado em Ciência Politica (UFSCAR).

Publicado

30/06/2022

Como Citar

MARTINS, T. J. Alimentação saudável: Um olhar com base na sociologia econômica, nas práticas de consumo de elites e de em práticas bifurcacionais de influencers francesas . Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.52780/res.v27i00.15244. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/15244. Acesso em: 28 mar. 2024.